As disputas da segunda etapa do Campeonato Paranaense de Motocross 2006 prometem ser acirradas. Hoje, começa a prova no Parque Municipal da cidade de Boa Esperança, interior do Paraná. A expectativa é que cerca de 200 pilotos participem da competição que terá 12 categorias: minimotos (de 7 até 10 anos). 60cc (de 7 até 12 anos) 80cc (11 a 14 anos), 125cc (de 14 a 45 anos). Intermediário, 125cc Especial (MX2), F.L.E (MX1), F.L.N. (de 14 a 45 anos), Open (MX3 – a partir de 14 mulheres e 35 homens), Over F.L.E. (250cc – de 15 a 45 anos), 125cc 2 tempos (de 14 a 45 anos) e Over 40 anos. No domingo, saem os campeões da etapa e também serão apontados os favoritos ao título da temporada 2006.

Contando com o apoio da torcida, o piloto da Oasis Racing Team, Rafael Farias, de Rio Branco do Sul, está pronto para encarar a prova e anuncia que seu objetivo é andar entre os cinco melhores. Farias vem sendo o destaque da nova geração do motocross brasileiro, e é um dos principais nomes da categorias MX2 tanto nos campeonatos regionais como no nacional. Na temporada de 2005 conquistou o título de campeão paranaense na MX2 e neste ano pretende repetir o feito. "Venho mantendo um bom ritmo de treinamentos e os resultados estão aparecendo nas competições que estou disputando. Quero chegar bem em Boa Esperança também", disse Farias, que conhece bem a pista e está ansioso para conseguir mais um bom resultado. Além da MX2, Rafael está na vice-liderança da MX1, principal categoria. A diferença para o primeiro colocado, Devis Guimarães, é de apenas cinco pontos e Rafael pretende surpreender. Mas para isso, ele também conta com a ajuda de Clóvis Castello, preparador da sua equipe, a Oasis Racing Team. "Estamos trabalhando muito em cima da performance da motocicleta tanto no equilíbrio da suspensão dianteira e traseira como no motor. Não adianta o piloto estar 100% se o equipamento não estiver bem equilibrado. O conjunto piloto e moto tem que estar em perfeita sincronia. Temos que olhar como uma única peça", comenta Clóvis.

Nas demais categorias os líderes do ranking são: Nicomedes Soares da Rocha Filho, na Open, Lucas Renato Paulino da Silva, na 55cc (minimotos), Williams Gliles, na 60cc, e Douglas F. dos Santos, na 80cc. Rafael Vedovati segue na ponta do ranking na intermediária enquanto Tiago Garcia dos Santos está me primeiro na F.L.N. (força livre nacional). Na 125cc 2 tempos e na Over 40 anos, Thiago Bordin e César Mocelin estão na ponta do ranking. Outro nome que está confirmado na disputa é o curitibano Marcelo Silvério, que ficou em sétimo na terceira etapa do campeonato brasileiro, realizado na semana passada em Canelinhas/SC.

Os treinos livres acontecem neste sábado, a partir das 14h. Amanhã, pela manhã, está previsto o Warm-up, a partir das 9h e os motores roncam para valer a partir das 12h30.