Em tempos de crise interna na Fórmula 1, é de se espantar o ambiente da equipe mais forte do Campeonato Mundial de Turismo da FIA (WTCC). Com seus três pilotos nas primeiras posições, o time alemão vive -até segunda ordem – em perfeita harmonia. Há rivalidade, todos querem o título, mas não há a ?guerra? que se vê entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton. A única ordem é que a decisão entre Jörg Müller, Andy Priaulx e o curitibano Augusto Farfus Júnior fique apenas na pista. Hoje é dia de mais uma disputa entre os três – a etapa alemã do WTCC, com duas corridas no circuito de Oschersleben.

A luta entre os três titulares da BMW pelo título mundial de turismo estava clara desde a primeira etapa, em Curitiba. Naquela prova, Müller, Priaulx e Farfus dividiram o pódio nas duas corridas. Passadas sete etapas, eles estão divididos por apenas dois pontos. O alemão Jörg Müller lidera o campeonato com 58 pontos; Augusto Farfus é o vice-líder com 57; e o bicampeão mundial, o inglês Andy Priaulx, é o terceiro com 56.

É um domínio incontestável, mesmo no equilibrado WTCC. O quarto colocado, Nicola Larini, está dez pontos atrás de Müller – isto porque tirou outros dez pontos na última etapa, em Anderstorp, na Suécia, a pior para os carros da BMW. Faltam oito corridas (quatro etapas) para o final da temporada, e é improvável que os adversários do time alemão consigam a recuperação.

Apesar da vantagem clara, ninguém quer se vangloriar antes do tempo. ?Se eu for olhar pela tabela, é claro que os meus rivais são o Andy e o Augusto. Mas seria uma bobagem eu pensar que mais ninguém disputa o título. Os pilotos da Chevrolet são adversários fortes?, comenta Jörg Müller.

Grid

Os carros da BMW ficaram em segundo plano na definição do grid para a primeira etapa de hoje. No treino oficial, ontem, a Seat dominou, colocando três carros nas primeiras posições. O mais rápido foi o veterano Gabriele Tarquini, que fechou a melhor volta em 1min36s291. Yvan Muller larga em segundo e Roberto Colciago é o terceiro. Jörg Müller é o quarto no grid, Augusto Farfus larga em sexto e Andy Priaulx sai na oitava posição. A primeira corrida em Oschersleben está marcada para as 7h05, e a segunda para as 11h05 (horários de Brasília).