O técnico francês Laurent Blanc espera que a vitória por 2 a 0 sobre a Bósnia-Herzegovina, nas Eliminatórias da Eurocopa, possa significar o começo de um momento de virada para a equipe fortemente criticada e ajudar acelerar o processo de reconstrução.

continua após a publicidade

A França estava sob forte pressão, após uma surpreendente derrota por 1 a 0 para a Bielo-Rússia na última semana que seguiu a sua desastrosa campanha na Copa do Mundo, mas se recuperou na terça-feira graças aos gols marcados pelos atacantes Karim Benzema, do Real Madrid, e Florent Malouda, do Chelsea.

“Pode dar alguma confiança aos jogadores que realmente necessitam”, disse Blanc, nesta quarta-feira. “Isso não significa que estamos certos. Ainda nos falta experiência. Mas é com esses resultados no caminho que nós estamos ganhando tempo [para a reconstrução da equipe]. Pode ser o início de algo de bom”.

A França disputou as duas partidas com vários desfalques, por conta de suspensões e lesões. Vários jogadores que haviam sido chamados para a Copa do Mundo, incluindo Nicolas Anelka, Patrice Evra, Franck Ribery e Jeremy Toulalan, foram retirados do grupo por terem se recusado a participar de um treinamento, e Blanc deixou claro que não tolerará qualquer desobediência.

continua após a publicidade

“Os critérios para convocações ainda são habilidades individuais, mas os jogadores têm de estar conscientes de que não será suficiente”, disse Blanc. “Você tem que mostrar uma atitude [positiva] e encaixar no modelo”.

A Albânia lidera o Grupo D das Eliminatórias da Eurocopa com quatro pontos. A França está em terceiro lugar com três, empatado em pontos com a Bósnia. Os franceses encerraram uma série de quatro derrotas consecutivas com a vitória em Sarajevo. Agora, a equipe vai enfrentar Romênia e Luxemburgo, em outubro.

continua após a publicidade