O líder do ranking Roger Federer conheceu o seu primeiro adversário do Torneio de Estoril. Nesta terça-feira, o alemão Bjorn Phau derrotou o espanhol Marc Lopez por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/1, e agora enfrentará o tenista suíço.

Cabeça de chave número 1, Federer entrou direto na segunda rodada. E no que depender do retrospecto diante do alemão, terá dificuldades para avançar na quarta-feira: em dois confrontos, venceu um e perdeu outro.

Ainda nesta terça, dois favoritos avançaram à segunda rodada. O espanhol Guillermo Garcia-Lopez superou o belga Xavier Malisse por 2 a 0 (6/2 e 7/6), enquanto o uruguaio Pablo Cuevas derrotou Pablo Andujar por 2 a 1 (1/6, 7/5 e 6/0). Cuevas, aliás, havia sido convocado pelo Uruguai para enfrentar o Brasil na Copa Davis, nesta semana, mas optou por disputar o Torneio de Estoril.

Outro sul-americano a avançar foi o colombiano Santiago Giraldo, que contou com a desistência no segundo set do belga Steve Darcis quando já havia vencido o primeiro por 6/4. O equatoriano Nicolas Lapentti, por sua vez, abandonou frente ao espanhol Daniel Gimeno-Traver quando perdia o segundo set por 3/1, após ser derrotado no primeiro por 6/3.

E para a festa da torcida portuguesa, Rui Machado derrotou o chileno Nicolas Massu por 2 a 0 e Frederico Gil passou pelo alemão Florian Mayer por 2 a 1. Já o espanhol Alberto Martin venceu o argentino Frederico Del Bonis por 2 a 0.