Bikers encaram descida de mais de 400 graus em Santos

Tudo pronto para a 9.ª Descida das Escadas de Santos. Os bikers encaram os 417 degraus do Monte Serrat – um dos principais pontos turísticos da maior cidade do Litoral paulista -, a partir de hoje, primeiro dia de competição. Mais de 120 atletas de oito países vão lutar pelo título nas dez categorias em disputa.

A pista estará liberada para tomadas de tempo das 10h às 17h. Os mais rápidos de cada categoria serão declarados campeões. Os cinco primeiros tempos no geral estarão classificados para a disputa de amanhã, bem como as cinco melhores representantes femininas.

Às 17h30, os pilotos entre a 6.ª e a 20.ª posições disputam uma repescagem, que irá classificar os cinco melhores (entre os homens) para a prova de domingo. Amanhã, a partir das 9h da manhã – com transmissão ao vivo pela TV Globo -, acontece o treino cronometrado.

Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana.

A cada edição, a Descida das Escadas de Santos atrai um número maior de competidores estrangeiros. Este ano, estrelas do downhill como o sul-africano Greg Minnaar e a francesa Emmeline Ragot, a número 2 do mundo, participarão pela primeira vez da prova.

O atual campeão da Descida, Filip Polc, da Eslováquia, também está confirmado. Mas os estrangeiros não terão vida fácil e vão ter que pedalar muito para superar feras brasileiras como Wallace Miranda e Markolf Bertchold, entre os homens, e Luana Oliveira e Bruna Ulrich, entre as mulheres.