Bicicleta feita por curitibano é atração nos triatlos

Quem estiver neste final de semana no litoral do Estado, acompanhando o Sesc Triathlon de Caiobá terá contato a bike Suplicy, um dos principais e mais modernos equipamentos desse esporte. O equipamento será usado por Juraci Moreira, pentacampeão brasileiro de triatlo e o melhor triatleta latino-americano nos Jogos Olímpicos da China.

A nova bicicleta, desenvolvida pelo curitibano Cauê Suplicy, é fabricada com NTC Nano Tube Composite, o material mais leve e resistente do mundo. Cauê, que estudou arquitetura em Curitiba, vive desde 2001 nos Estados Unidos onde também pratica o triatlo, tendo vencido três vezes o Mission Bay de San Diego, a competição mais antiga da modalidade.

“A marca foi criada há três anos em San Diego, usando a minha experiência adquirida em mais de uma década de treinamento”, diz o triatleta curitibano e criador da bike.

Cauê explica que o desenvolvimento da bike é resultado da união de dois dos seus principais interesses, “o design e o Triatlo”. Hoje a Suplicy é presença frequente no circuito internacional. As mais recentes foram nos Triatlos de Mônaco, do Chile e da Argentina, em 2008.

Depois de vencer várias competições no exterior, e viver a experiência do túnel do vento utilizado pela Nasa para desenvolver seus produtos, além de estudar aerodinâmica, treinar e conviver com os melhores triatletas do mundo e ter acesso aos mais modernos equipamentos disponíveis no mercado, Cauê conta que “se sentiu preparado para criar um produto que excedesse o padrão conhecido e expressasse o resultado de toda sua experiência”.

Dando asas à imaginação

Divulgação
Cauê Suplicy, o criador.

A bike Suplicy tem quadro com geometria avançada, rodas Zipp sub-9 e 808, guidão Profile Carbon e câmbio do Sram Red. O câmbio, como explica Cauê Suplicy, está instalado no aerobar, o suporte de braço do triatleta, “justamente para que ele possa ficar na mesma posição, e do modo mais aerodinâmico possível, por mais tempo”.

Juraci Moreira, que divulga o novo equipamento, está entusiasmado com a nova bike. “Assim como a que usei nas Olimpíadas, esta bicicleta me surpreende pelo peso leve e qualidade dos materiais. Enfim, tudo de melhor para que possa competir muito bem”, garante o triatleta.

A bike Suplicy, que será utilizada por Juraci e Cauê no Sesc Triathlon de Caiobá, foi testada pela edição de fevereiro de 2009 da Triathlete, a principal revista da modalidade do mundo, sendo escolhida a bicicleta do mês.