Brasília – O pernambucano Beto Monteiro é o campeão da Fórmula Truck em 2004. Pilotando um caminhão Ford, ele garantiu o título – seu primeiro na categoria – ontem, ao chegar em quarto lugar na última etapa, disputada no Autódromo Internacional de Brasília.
Beto Monteiro, de 31 anos, foi beneficiado com as quebras do paranaense Wellington Cirino (Mercedes) e do paulista Jonatas Borlenghi (Volkswagen), e com o terceiro lugar do paulista Roberval Andrade (Scania), que também lutavam pelo campeonato. O vencedor da prova foi o paulista Renato Martins (Volkswagen).
Renato Martins, aliás, venceu a corrida de ponta a ponta. Largou na pole position e liderou as 26 voltas. Em segundo lugar chegou um piloto da casa, o brasiliense Geraldo Piquet, filho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet.
A prova foi marcada por alguns acidentes, o mais grave de Leandro Totti, na 18.ª volta. O Ford do paranaense saiu da pista e bateu forte na barreira de proteção. Com o choque, motor, caixa de câmbio e eixo dianteiro se desprenderam do caminhão, que se incendiou. Totti conseguiu sair da cabine a tempo, foi atendido pelos médicos da pista, levado para o ambulatório do autódromo e depois liberado.
Beto Monteiro optou por fazer uma corrida conservadora. Manteve-se sempre entre os primeiros colocados, mas como não havia necessidade de buscar a vitória, não forçou e evitou meter-se em confusões na pista. Ele terminou a temporada, a nona da F-Truck brasileira, com 129 pontos, contra 120 de Cirino, 117 de Andrade, 105 de Martins e 100 de Borlenghi.
Rali dos Amigos
Ingo Hoffmann, piloto 12 vezes campeão da Stock Car, venceu no sábado a sétima edição do Rali dos Amigos, na categoria carros, em Itatinga (SP). Com um Mitsubishi Evolution, ele teve como navegador Luís Carlos Palu. A etapa valeu pela Taça Brasil de Rali, que teve como bicampeões a dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vivolo, que também competem com um Mitsubishi.


