A Argentina garantiu vaga nas semifinais da Copa Davis neste domingo. Carlos Berlocq derrotou o francês Gilles Simon na quinta e decisiva partida entre os países para delírio da torcida no Parque Roca, em Buenos Aires. Em 3h48min, Berlocq fez 3 sets a 1 no adversário, com parciais de 6/4, 5/7, 6/4 e 6/4.

A vitória leva a Argentina à sua quarta semifinal de Copa Davis seguida, sendo que o país ainda busca seu primeiro título na competição. O adversário argentino na briga por uma vaga na grande decisão será a República Checa, atual campeã, que eliminou o Casaquistão nas quartas.

A Argentina precisava de apenas uma vitória nas duas partidas deste domingo para avançar, mas viu Juan Monaco ser atropelado por Jo-Wilfried Tsonga mais cedo. Com isso, quem vencesse o confronto entre Carlos Berlocq e Gilles Simon estaria classificado e o argentino acabou levando a melhor.

Empurrado pela torcida, Berlocq teve muita dificuldade, mas foi preciso nos momentos decisivos para sair com a vitória. Foram nove quebras de serviço para o argentino, que viu Simon quebrar seu saque em sete oportunidades.