Berlim se candidata a 2016

Genebra (AE) – Com o sucesso obtido na organização da Copa do Mundo deste ano, Berlim quer agora sediar a Olimpíada de 2016. Se conseguir isso, a cidade estará sediando o evento 80 anos depois que o ditador Adolf Hitler usou Berlim para se promover ao mundo com os Jogos Olímpicos de 1936.

O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, anunciou ontem seus planos, alegando que a cidade já investiu em infra-estrutura para a Copa do Mundo e que, portanto, já estaria quase preparada para uma Olimpíada. Para completar, até mesmo o Estádio Olímpico, usado em 1936, foi renovado para o mundial e sediou várias partidas, entre elas a final entre França e Itália e o primeiro jogo do Brasil, contra a Croácia.

Berlim, porém, teria de concorrer em duas frentes. A primeira seria contra a cidade de Hamburgo, também da Alemanha, que já anunciou que pretende se candidatar para 2016. A outra batalha seria o de convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) a realizar dois jogos seguidos na Europa. Isso porque o evento em 2012 ocorrerá em Londres.

Voltar ao topo