O brasileiro Thomaz Bellucci protagonizou nesta quinta-feira a maior surpresa do Torneio de Gstaad, na Suíça, ao derrotar o primeiro cabeça-de-chave da competição, o suíço Stanislas Wawrinka, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/4, em 1 hora e 14 minutos de partida.

Considerado a maior revelação do tênis brasileiro nos últimos anos, Bellucci vinha enfrentando um período de baixa e estava desde março sem vencer um jogo por um torneio do circuito da ATP. Em Gstaad, conseguiu acabar com o jejum de vitórias e agora conseguiu um dos resultados mais importantes de sua carreira.

Número 24 do mundo nesta semana, Wawrinka era o primeiro cabeça-de-chave do torneio, contava com o apoio da torcida e vinha de uma boa campanha em 2008, chegando até as semifinais. Nesta quinta, no entanto, não conseguiu impor seu jogo sobre Bellucci, que atuou com segurança e não cedeu um break point sequer ao rival.

Nas quartas-de-final, nesta sexta, o brasileiro, 119º do mundo, vai enfrentar o alemão Nicolas Kiefer, que derrotou o alemão Ivan Navarro por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 6/7 (3/7) e 6/2.