Depois de travar um primeiro set equilibrado com o francês Gilles Simon, o qual perdeu por 7 a 5, Thomaz Bellucci levou um “pneu” (6/0) na segunda parcial e deu adeus ao Torneio de Nice nesta quinta-feira. Com a derrota, o tenista número 1 do Brasil foi eliminado nas quartas de final da competição preparatória para Roland Garros, Grand Slam que começa na próxima segunda, em Paris.

Bellucci vinha embalado por cinco vitórias seguidas em Nice – três no qualifying e duas na chave principal -, mas acabou não conseguindo resistir ao favoritismo do cabeça de chave número 2 da competição e atual 12.º colocado do ranking da ATP.

Com o triunfo sobre o brasileiro, Simon terá pela frente na semifinal o vencedor do confronto entre o espanhol Nicolas Almagro, terceiro cabeça de chave, e o belga Steve Darcis, também programado para esta quinta.

O duelo que abriu as quartas de final em Nice nesta quinta foi o terceiro no circuito profissional entre Bellucci e Simon, que já havia levado a melhor sobre o tenista do Brasil no Masters 1.000 de Montecarlo do ano passado e na edição de 2009 do US Open, nas duas oportunidades também em sets diretos.

Nesta quinta, Bellucci parecia que iria vender caro uma derrota a Simon ao confirmar todos os seus saques até o 12.º game do primeiro set, quando acabou sendo quebrado e viu o francês fazer 7/5. E, a partir da segunda parcial, o jogador nascido justamente em Nice tomou conta do jogo e converteu três de cinco break points para encaminhar a vitória por 6/0.

O fato é que Simon fez valer também a eficiência do seu saque, pois não cedeu nenhuma oportunidade de quebra a Bellucci e ganhou 87% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço.