O brasileiro Thomaz Bellucci garantiu vaga nas quartas de final do Torneio de Nice, nesta quarta-feira, ao vencer o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-líder do ranking mundial, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.

Com a vitória, o tenista número 1 do Brasil medirá forças com o francês Gilles Simon, segundo cabeça de chave, na próxima fase do ATP 250 realizado em quadras de saibro na França. Cabeça de chave número 2 da competição, o jogador da casa avançou às quartas de final ao bater o búlgaro Grigor Dimitrov por duplo 6/3.

Essa foi o segundo triunfo de Bellucci em três confrontos diante de Ferrero, derrotado anteriormente pelo brasileiro no Brasil Open de 2009 e depois superado pelo espanhol no Torneio de Pequim do ano passado.

Bellucci entrou no Torneio de Nice apenas depois de disputar o qualifying e na primeira rodada da chave principal havia passado pelo norte-americano Donald Young. E, para voltar a vencer nesta quarta, o brasileiro aproveitou três de dez chances de quebrar o saque de Ferrero, sendo duas delas no primeiro set. Da mesma forma, o tenista soube suportar a pressão ao salvar sete de oito break points obtidos pelo adversário.

O saque, por sinal, foi um grande trunfo de Bellucci nesta quarta, pois ele fez 12 aces e ainda ganhou 70% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço.

E, se Bellucci brilhou, o norte-americano John Isner confirmou favoritismo nesta quarta ao bater o belga Xavier Malisse por duplo 7/6, com 7/3 e 7/5 no tie-break. Com isso, o cabeça de chave número 1 em Nice enfrentará nas quartas de final o russo Nikolay Davydenko, que na segunda rodada venceu o usbeque Denis Istomin por 2 sets a 1, com 6/4, 1/6 e 6/3.

Em outro duelo já encerrado no dia em Nice, o belga Steve Darcis superou o italiano Filippo Volandri por 2 sets a 1, de virada, com 3/6, 6/2 e 6/4, e se credenciou para encarar nas quartas de final o ganhador do duelo entre o espanhol Nicolas Almagro e o francês Edouard Roger-Vasselin.

DUPLAS – Se Bellucci venceu no torneio de simples, o brasileiro Bruno Soares deu adeus à disputa de duplas em Nice nesta quarta ao cair ao lado do norte-americano Eric Butorac. Eles foram eliminados logo na estreia pelo australiano Paul Hanley e o austríaco Julian Knowle com uma derrota por 2 sets a 1, de virada, com 3/6, 6/3 e 11/9.