A Federação Internacional de Hipismo (FEI, na sigla em inglês) elegeu neste domingo o seu novo presidente. Secretário-geral da entidade desde 2011, o belga Ingmar De Vos teve a maioria dos 131 votos já na primeira rodada e superou com facilidade outros quatro adversários, prometendo dar continuidade ao trabalho da sua antecessora.

Bint Al Hussein, chamada de princesa Haya graças ao título de nobreza concedido pelo seu pai, o rei da Jordânia, ficou dois mandatos no cargo, desde 2006, e decidiu não se candidatar à reeleição. Sua sucessão foi disputada por seis candidatos, mas dois deles desistiram – Javier Revuelta del Peral retirou-se minutos antes da eleição.

Ingmar De Vos recebeu 98 dos 131 votos, superando o francês Pierre Durand (21), o suíço Pierre Genecand e o britânico John McEwen (seis votos cada). “Estou muito honrado por esse enorme apoio e gostaria de dizer obrigado a vocês do fundo do meu coração”, disse o belga de 51 anos aos delegados. Ele fez rasgados elogios à princesa Haya: “Palavras não podem descrever o que você fez por nossa entidade”.