Basquete faz a festa no sul-americano do Uruguai

A seleção brasileira masculina de basquete conquistou o título do 40.º Campeonato Sul-Americano, disputado no Uruguai. Na final disputada domingo, no ginásio El Cilindro, em Montevidéu, o time do Brasil derrotou a Argentina por 83 a 80 e fechou a perfeita campanha com seis vitórias em seis jogos.

Ainda sem seus dois jogadores da NBA, o pivô Nenê e o armador Leandrinho, a seleção brasileira garantiu no sul-americano a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, que começam na sexta-feira. E de quebra, ganhou duas vezes da Argentina, a atual vice-campeã mundial – também desfalcada de sua estrela, Emanuel Ginobili, campeão da liga norte-americana, pelo San Antonio Spurs.

A final foi muito equilibrada, mas o Brasil manteve sempre o controle do jogo. Venceu o primeiro tempo por 45 a 40 e conseguiu manter a pequena vantagem nos dois últimos quartos, para dar ao basquete brasileiro o 16.º título sul-americano. O cestinha foi Guilherme, com 16 pontos.

Na disputa do terceiro lugar, o Uruguai venceu a Venezuela por 88 a 82 e ficou com a medalha de bronze. Além disso, os uruguaios conseguiram vaga para o pan – acompanham Brasil e Argentina. Aos venezuelanos restou o consolo de seguir, junto com os três primeiros colocados, para a disputa do pré-olímpico, de 20 a 31 de agosto, em Porto Rico.

O técnico Lula Ferreira deu folga aos jogadores brasileiros até amanhã. Na quinta, o time embarca para Santo Domingo e no sábado, a estréia no pan – o adversário ainda não está definido. Nenê e Leandrinho, sem liberação de suas equipes na NBA, irão se juntar ao grupo apenas no pré-olímpico.

Voltar ao topo