O Brasil assegurou nesta sexta-feira, dia 27, a primeira colocação do Grupo A do torneio masculino de basquete do Rio 2007. A seleção do país-sede dos Jogos derrotou Porto Rico por 97 a 94, na Arena Olímpica do Rio.

Nas semifinais, a equipe brasileira vai enfrentar o vencedor da partida entre Panamá e Uruguai, que jogam hoje, às 22h.

Um dos confrontos das semifinais já está decidido: Argentina x Porto Rico. Mesmo antes de entrar em quadra para enfrentar os Estados Unidos hoje, às 19h45, os argentinos têm a primeira colocação do Grupo B garantida por terem vencido panamenhos e uruguaios.

No duelo de invictos do Grupo A, o Brasil ganhou graças a um bom desempenho nos dois primeiros quartos. A equipe terminou a primeira metade do jogo com uma vantagem de 15 pontos (56 a 41). No terceiro período, Porto Rico reagiu, fez 30 a 19 e reduziu a a vantagem adversária para apenas quatro pontos. O equilíbrio do último período garantiu a vitória brasileira.

O ala-armador brasileiro Marcelinho foi o cestinha da partida, com 25 pontos. Jose Juan Barea foi o destaque de Porto Rico, com 18 pontos, dez assistências e cinco rebotes.

No primeiro jogo da rodada, a seleção de Ilhas Virgens superou o Canadá por 74 a 67. As duas equipes vão disputar o quinto lugar.