Basquete campeão do Pan joga em Araucária

À vésperas de completar os 20 anos de uma das maiores façanhas do basquete nacional – a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, nos Estados Unidos – os atletas daquela equipe receberão homenagem neste sábado, em Araucária.

A promoção é da Prefeitura, com o patrocínio da Inesul e apoio da APBM.

A homenagem será amanhã, às 15h, no Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira, em Araucária. Lá estarão Cadum, Guerrinha, Marcel, Maury, Pipoka, Gérson, Sílvio Malvezi, Israel, além do paranaense Rolando e o técnico José Medalha.

Depois de receberem a homenagem, os campeões farão um jogo comemorativo contra a equipe da Associação Paranaense de Basquetebol Máster – APBM, com atletas da mesma faixa etária.

Arrasador

A conquista da medalha de ouro de 1987 foi memorável e também dramática. A partida final da seleção brasileira naquele Pan foi contra a seleção dos Estados Unidos, que jamais havia perdido uma partida jogando em casa. Ao final da primeira etapa, o Brasil perdia por 20 pontos, mas fez um segundo tempo arrasador, impecável, com Oscar e Marcel comandando a equipe que venceu pelo placar final de 120 a 115.

Foi um duro golpe nos americanos, comparável à derrota do futebol brasileiro na final da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã.

Dentre as estrelas daquela equipe, apenas Oscar e o técnico Ari Vidal não estarão presentes na grande festa que a comunidade de Araucária prepara para os heróis do Pan de 1987.

Voltar ao topo