Basquete britânico garante vaga nos Jogos de Londres

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) resolveu dar vaga automática para a seleção da Grã-Bretanha, tanto no masculino quanto no feminino, disputar a Olimpíada de Londres, em 2012. Tradicionalmente, o país anfitrião tem classificação garantida para os Jogos Olímpicos, mas a falta de tradição do basquete britânico ameaçava essa regra, que, no entanto, foi mantida pela entidade.

A decisão foi tomada neste domingo, em reunião do Comitê Executivo da Fiba em Lyon, na França. A entidade resolveu conceder a vaga olímpica diante da promessa dos dirigentes britânicos de investir no desenvolvimento do basquete no país, com um programa de longo prazo. Além disso, as seleções da Grã-Bretanha mostraram evolução com a classificação para o Campeonato Europeu masculino e feminino.

Na votação do Comitê Executivo, a classificação automática da Grã-Bretanha, sem a necessidade de disputar o Pré-Olímpico, foi aprovada por ampla maioria: 16 votos a 4. “Estamos felizes pela Fiba ter dado a oportunidade aos times britânicos feminino e masculino de competirem diante da entusiasmada torcida local nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012”, comemorou o dirigente britânico Andy Hunt.

Voltar ao topo