A rodada de estreia do Torneio de Toronto, no Canadá, disputado em quadras de piso rápido e preparatório para a disputa do USP Open – quarto e último Grand Slam da temporada, que começa no final deste mês -, teve uma grande surpresa nesta segunda-feira. A francesa Marion Bartoli, atual número 9 do ranking mundial da ATP e cabeça de chave número 9 da competição, foi eliminada pela casaque Galina Voskoboeva, convidada da organização, com um duplo 6/3.

Na segunda rodada, provavelmente na próxima quarta, a número 135 do mundo terá pela frente a vencedora do confronto entre a italiana Flavia Pennetta, 25.ª colocada do ranking, e a russa Maria Kirilenko, número 26. Este jogo, pela primeira rodada, será realizado nesta terça.

Se uma cabeça de chave foi eliminada, outra pré-classificada que entrou em quadra nesta segunda não deu chances ao azar. A australiana Samantha Stosur, cabeça 10, teve dificuldades, mas derrotou a japonesa Ayumi Morita por 2 sets a 1 – com parciais de 4/6, 6/2 e 6/3. Sua próxima rival será quem passar do duelo entre a israelense Shahar Peer e a canadense Aleksandra Wozniak.

A rodada de estreia também teve as vitórias da russa Nadia Petrova, da checa Lucie Safarova, da húngara Greta Arn e da chinesa Zheng Jie.