A lista de classificadas para o Masters da WTA, em Istambul, foi definida nesta sexta-feira com o abandono de Marion Bartoli nas quartas de final do Torneio de Moscou. A desistência da francesa, por conta de uma virose, classificou a polonesa Agnieszka Radwanska para a competição que reunirá as oito melhores tenistas da temporada na Turquia, na próxima semana.

Atual número nove do ranking da WTA, Bartoli ficaria com a última vaga no Masters se chegasse ao título em Moscou. No entanto, a francesa desistiu de entrar em quadra nesta sexta momentos antes da partida contra a russa Elena Vesnina. “Acho que o meu corpo inteiro precisa de uma pausa. Fiz força [para jogar], mas já estava sem condições desde o final do jogo de ontem”, explicou Bartoli. “Estava com muita dor em todo o corpo, principalmente no pescoço, e nem consegui fazer o aquecimento hoje”.

Favorecida pela eliminação da francesa, Radwanska celebrou a chance de disputar o Masters pela primeira vez como uma integrante do Top 8 – ela competiu em 2008 e 2009 como reserva. “Estou muito feliz por finalmente me classificar para o Masters entre as oito melhores. Há algumas semanas não imaginava que teria esta chance. E agora estou feliz por poder terminar minha temporada em Istambul”, comentou a polonesa.

Antes de Radwanska, já estavam garantidas no Masters: Caroline Wozniacki, Maria Sharapova, Victoria Azarenka, Petra Kvitova, Na Li, Vera Zvonareva e Samantha Stosur. Bartoli e a alemã Andrea Petkovic serão as reservas do torneio, que só jogarão se houver desistência no Top 8.

RÚSSIA – Com a desistência de Bartoli, Vesnina avançou à semifinal no Torneio de Moscou. Sua adversária na briga pela vaga na decisão será a eslovaca Dominika Cibulkova, que eliminou a favorita Vera Zvonareva, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/4.

A outra semifinal terá a estoniana Kaia Kanepi e a checa Lucie Safarova. Kanepi surpreendeu ao impor contundentes 6/1 e 6/2 na local Svetlana Kuznetsova. Safarova, por sua vez, superou a também russa Vera Dushevina por duplo 6/4.