O Borussia Dortmund confirmou nesta quarta-feira que o atacante paraguaio Lucas Barrios deixará o clube ao término desta temporada. Insatisfeito com a reserva, o jogador foi negociado com o Guangzhou Evergrande, da China, com quem assinou quatro anos de contrato, e jogará ao lado do argentino Dario Conca.

“Lucas Barrios venceu dois campeonatos conosco e marcou 39 gols em 82 jogos do campeonato pelo Borussia Dortmund. Temos orgulho de Lucas, e, portanto, levamos em conta seu desejo de deixar o clube e voltar a jogar regularmente onde ele quer”, declarou o diretor esportivo do clube, Michael Zor.

Nascido na Argentina, mas naturalizado paraguaio, Barrios foi o principal artilheiro da conquista do Dortmund no Campeonato Alemão de 2010/2011, com 16 gols. No entanto, uma lesão sofrida na Copa América do ano passado fez com que ele ficasse afastado. Durante este período, Robert Lewandowski ganhou a titularidade e passou a se destacar, marcando 20 gols no Alemão desta temporada, já conquistado pela equipe.

Os valores da negociação não foram revelados, mas, de acordo com a imprensa europeia, girariam em torno de 12 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões) pagos pelo Guangzhou. “Quero agradecer toda a torcida por seu grande apoio durante os últimos três anos. Nunca vou esquecer os momentos que passei no Borussia Dortmund e sempre serei um torcedor”, disse Barrios.

Além do argentino Conca, que chegou ao clube chinês na metade do ano passado depois de uma grande passagem pelo Fluminense, o paraguaio terá três brasileiros como companheiros: o zagueiro Paulão e os atacante Muriqui e Cléo.