Três dos mais caros jogadores do elenco são-paulino foram barrados pelo técnico Paulo César Carpegiani para o jogo desta quinta-feira, contra o Ituano, pela 12ª rodada do Paulistão. Alex Silva, Rodrigo Souto e Cleber Santana ficam de fora por opção “da comissão técnica”, como divulgou o clube.

A situação de Alex Silva é a mais surpreendente. Titular incontestável do time e ídolo da torcida, o zagueiro tem contrato por empréstimo até o meio do ano apenas, mas faz campanha para ter seus direitos econômicos adquiridos pelo São Paulo junto ao Hamburgo, da Alemanha.

Contra o Palmeiras, porém, ele foi expulso e prejudicou o time. Não enfrentou o São Caetano, cumprindo suspensão, e faltou a dois treinamentos, ambos alegando que precisava cuidar do filho, que estava doente. Treinou entre os reservas na terça-feira e esperava-se que ficasse no banco em Itu. Nem foi relacionado.

“O Alex Silva é um dos efetivos da equipe. No domingo, eu coloco ele e o Rhodolfo. Tenho de estar pronto para responder se terá necessidade da contratação neste setor”, explicou Paulo Cesar Carpegiani, contrastando com declaração recente de Juvenal Juvêncio, que garantiu que Alex Silva será contratado – e, assim, não será desfalque no segundo semestre. O único defensor a deixar o clube deverá ser Miranda, que vai para o Atlético de Madri. No Morumbi, a contratação do uruguaio Coates, do Nacional, para o seu lugar, é dada como certa. Bruno Uvini, capitão da seleção brasileira sub-20, também reforçará o setor depois de se recuperar de cirurgia.

Logo após a divulgação dos relacionados, Alex Silva já se explicava no Twitter. “Estou tranquilo, muito calmo. É com bom futebol que isso se acaba – jogando bem. Apenas isso”, comentou. “Quem nunca errou na vida? Tive situações piores na minha vida, como duas cirurgias de joelho. Praticamente um ano perdido de carreira. E dei a volta por cima. Minha vida sempre foi feita de desafios. E esse é mais um”.

Outro nome importante fora da lista divulgada pelo São Paulo nesta quarta-feira é Rodrigo Souto. Titular até o jogo contra o Palmeiras, treinou entre os reservas durante boa parte da semana passada, mas começou jogando ante o São Caetano. Agora, perdeu lugar para o jovem Wellington no time e para Zé Vitor entre os relacionados.

Cleber Santana, que já vem tendo poucas oportunidades de entrar em campo, também não foi relacionado. A lista também não tem outros dois dos mais caros atletas do elenco: Fernandão e Rivaldo, lesionados. Dez dos vinte relacionados foram formados na base tricolor.