Barco de Torben Grael bate recorde de velocidade

O barco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, bateu o recorde mundial de velocidade em um barco monocasco na manhã desta quarta-feira (29), ao percorrer 585 milhas náuticas (1080 km) nas últimas 24 horas, durante a primeira perna da Volvo Ocean Race – a regata de volta ao mundo -, disputada entre Alicante, na Espanha, e Cidade do Cabo, na África do Sul.

O recorde anterior era do barco ABN Amro 2, que percorreu 563 milhas náuticas (1043 km) nas águas do Pacífico Sul, durante a edição anterior da Volvo Ocean Race. Quem detém o recorde absoluto de distância percorrida em 24 horas por um veleiro, é o barco multicasco Orange 2, com 766,8 milhas náuticas (1420 km) percorridas em 2006 nas águas do Oceano Atlântico.

Com o bom desempenho no dia, o Ericsson 4 permanece na liderança da primeira etapa da Volvo Ocean Race, seguido pelo barco norte-americano Puma Ocean Racing, liderado por Botin Carkeek, dos EUA, e pelo barco irlandês Green Dragon, comandado por Ian Walke.

A chegada na Cidade do Cabo está prevista para domingo ou segunda-feira. Os barcos Ericsson 4, Puma Ocean Race, Green Dragon, Telefónica Blue e Telefónica Black lideram a classificação geral da Volvo Ocean Race, com 6 pontos cada.