Barco de Torben fica em terceiro na 4ª etapa da Volvo

O barco sueco Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, terminou em terceiro lugar na quarta etapa da Volvo Ocean Race, encerrada nesta quinta-feira em Qingdao, na China. O espanhol Telefónica Blue venceu a etapa, iniciada há 12 dias em Cingapura, com 2.500 milhas náuticas de extensão, ou 4.630 quilômetros. O norte-americano Puma terminou em segundo.

O resultado deixou mais equilibrada a classificação geral da prova. O Ericsson 4 segue na liderança, mas agora tem apenas 3,5 pontos sobre o barco espanhol, que está em segundo lugar. O último dia foi marcado por uma disputa equilibrada entre o Telefónica Blue e o Puma, que acabou sendo atrapalhado por uma rede de pesca nas últimas milhas da prova. O Green Dragon ainda não havia chegado até as 9 horas (de Brasília).

A etapa foi marcada pelo abandono de três barcos, o espanhol Telefónica Black, o sueco Ericsson 3 e o holandês Delta Lloyd. A próxima etapa será disputada em 7 de fevereiro, uma regata in-port em Qindgao – que sediou as provas de vela na Olimpíada de Pequim.

No dia 14 de fevereiro começa a quinta etapa, que sai da China até o Rio de Janeiro, velejando pelo Pacífico. Serão 12.500 milhas náuticas, ou 23.150 quilômetros, com direito à complicada passagem pelo Cabo Horn, no extremo sul do continente americano.

Classificação final da quarta etapa:

1.º – Telefónica Blue

2.º – Puma Ocean Race

3.º – Ericsson 4

4.º – Green Dragon – a 343 milhas náuticas de Qindgao às 9 horas (de Brasília)

Classificação geral após a quarta etapa:

1. Ericsson 4 – 45 pontos

2. Telefónica Blue – 41,5

3. Puma Ocean Race – 38

4. Ericsson 3 – 24

5. Green Dragon – 22,5

6. Telefónica Black – 19

7. Team Russia (abandou, por falta de verba) – 10,5

8. Delta Lloyd – 10

Voltar ao topo