Bandeirantes pode transmitir a série B

A terceira rodada do campeonato brasileiro da série B está confirmada para este final de semana, apesar da ameaça de alguns clubes, e sem transmissão de televisão. Sem conseguir fechar acordo com a Rede Globo, o FBA (Futebol Brasil Associados) colocou em ação seu plano alternativo de mostrar a competição em um outro canal aberto: a Rede Bandeirantes. As negociações estão avançadas e podem ser fechadas até o final desta semana.

Uma reunião aconteceu ontem e outra, que pode ser decisiva, está prevista para hoje, em São Paulo. A direção do FBA vai tentar reverter a situação com um plano que pode ser considerado arrojado. A idéia é comprar 33 horários na Bandeirantes, mas ficando com todo direito de imagem, incluindo a negociação de propaganda, painéis estáticos nos estádios e também nas camisas dos clubes.

Esta negociação custaria em torno de R$ 2 milhões, mas vai assegurar aos clubes o que a Rede Globo não concorda: mostrar os jogos em horário nobre. Este espaço passa a ser fundamental para o acerto, numa segunda etapa, com outros co-patrocinadores fortes: a BR Distribuidora de Petróleo e a Varig, que aceitam bancar as despesas com transportes.

O acordo com o canal fechado já está definido, verbalmente, em R$ 2,5 milhões. A Globosat mostraria os jogos pela Sportv e pelo sistema pago (pay-per-view). Em canal aberto, os jogos seriam mostrados de sexta-feira e sábado à noite e às 11 horas de domingo pela Bandeirantes.

As despesas com hospedagens ficariam em aberto e a alternativa seria a participação direta da CBF, com algo perto de R$ 10 milhões. O presidente Ricardo Teixeira está viajando no exterior.

Liberdade

A grande vantagem do novo projeto comercial é o distanciamento com a Rede Globo, rígida em relação aos horários dos jogos, e o fortalecimento da FBA com seus 20 integrantes. Toda esta negociação não envolve os quatro clubes que participam do Clube dos 13: Palmeiras, Botafogo-RJ, Portuguesa e Sport Recife. A transmissão de jogos destes times dependeria de uma negociação à parte, numa clara inversão de papéis.

O primeiro acordo envolvendo a Rede Globo, a sua parceira TV Record e a Globosat emperrou, justamente, por causa dos grandes clubes, como Palmeiras e Botafogo, que se apressaram em discutir sua participação no “bolo” que seria arrecadado, no caso, R$ 12,5 milhões (R$ 2,5 da Globosat, R$ 5 milhões da Globo e R$ 5 milhões da Record).

Alguns clubes, insatisfeitos com o impasse e com a falta de recursos para cumprir seus compromissos, ameaçaram nem entrar em campo neste final de semana. A revolta partiu de Recife, com Sport e Santa Cruz, acompanhado timidamente pelo Náutico. A situação foi contornada com a FBA assumindo as despesas, com transporte e hospedagem, para esta rodada do Sport que enfrenta o Avaí, em Santa Catarina.

As emissoras já passariam a mostrar os jogos no próximo final de semana.

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