Grande sensação do Torneio de Nice, o norte-americano Brian Baker fez mais uma vítima nesta sexta-feira e avançou à final. O atual número 216 do ranking derrotou o russo Nikolay Davydenko, de virada, por 6/7 (5/7), 6/4 e 6/2, e se garantiu em sua primeira decisão de nível ATP.

Na busca pelo título inédito, Baker enfrentará agora o espanhol Nicolas Almagro, especialista em saibro. Atual campeão em Nice, Almagro disputará sua terceira final da temporada – foi campeão do Brasil Open e vice em Buenos Aires.

O espanhol, porém, deverá ter trabalho na decisão, diante do embalado rival americano. Tentando ressuscitar sua carreira, Baker vem de sete vitórias seguidas, incluindo as três do qualificatório, e busca reeditar no circuito profissional seu sucesso nos tempos de juvenil.

Baker foi campeão juvenil de Roland Garros em 2003, mas não teve sucesso entre os profissionais por causa de uma sequência de lesões. Chegou a ficar afastado do tênis por seis anos até iniciar nova tentativa no esporte a partir de julho de 2011, no circuito Challenger.

Seu bom desempenho o credenciou a disputar Roland Garros, a partir de domingo. Com a grande campanha em Nice, o americano de 27 anos deverá romper a barreira do 150º posto no ranking da ATP na próxima semana.