Gelsenkirchen – Dois times que começaram a competição como azarões decidem hoje o título da Liga dos Campeões, o principal torneio interclubes da Europa. Às 15h45 (transmissão ao vivo da Rede TV!), Porto e Monaco se enfrentam em Gelsenkirchen, no estádio do Schalke 04, um dos que serão usados na Copa do Mundo de 2006.

Nas bolsas de apostas de Londres, o Porto pagava 40 por 1 no início da competição. E o Monaco pagava 80 por 1. Mas durante o torneio os dois foram crescendo de rendimento e deixaram pelo caminho gigantes como Real Madrid e Manchester United.

O Monaco aposta na força de seu ataque, que marcou 27 gols em 12 partidas. O espanhol Morientes é o artilheiro da competição com nove gols e o croata Prso é o segundo, com sete. O time francês conseguiu o resultado mais espetacular do torneio, batendo o La Coruña na primeira fase por 8 a 3.

Se o Monaco for campeão, será a quarta conquista de Morientes, que ganhou com o Real Madrid em 1998, 2000 e 2002. E Didier Deschamps, que tem 35 anos, se tornará o técnico mais jovem a vencer a Liga dos Campeões.

O Porto lutará por seu segundo título na competição, ganhou em 1987, derrotando o Bayern de Munique na final com um gol do atacante brasileiro Juari. Ano passado, o time conquistou a Copa da Uefa.

Na competição, o Porto tem seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota para o Real Madrid, na primeira fase, por 3 a 1. Seu artilheiro é o sul-africano McCarthy, com quatro gols.