A bielo-russa Victoria Azarenka e a belga Kim Clijsters não tiveram dificuldades para confirmar favoritismo em suas estreias no US Open, em jogos encerrados no final da noite da última segunda-feira, em Nova York. A primeira delas, atual líder do ranking mundial, arrasou a russa Alexandra Panova por 2 sets a 0 com parciais de 6/0 e 6/1. Já a tenista da Bélgica, que disputa neste ano o Grand Slam dos Estados Unidos pela última vez, passou pela norte-americana Victoria Duval por 6/3 e 6/1.

continua após a publicidade

Com o fácil triunfo obtido na primeira rodada, Azarenka enfrentará na próxima fase da competição a belga Kirsten Flipkens, que na última segunda derrotou a checa Barbora Strycova por 2 sets a 1, com 6/3, 3/6 e 6/3.

Já Clijsters, que na sua estreia despachou uma adolescente de apenas 16 anos, terá outra jovem tenista pela frente na segunda rodada. Trata-se da britânica Laura Robson, de 18 anos, que na última segunda passou pela norte-americana Samantha Crawford com parciais de 6/3 e 7/6 (8/6).

Para garantir vaga na segunda rodada, Azarenka precisou jogar apenas 50 minutos diante de Alexandra Panova. Ela aproveitou sete das oito chances que teve de quebrar o saque da adversária, que ganhou o seu único game no duelo ao converter um dos três break points cedidos pela bielo-russa. A tenista número 1 do mundo ainda obteve 20 winners, contra apenas dois da russa.

continua após a publicidade

Clijsters, por sua vez, esteve em quadra por apenas 51 minutos para bater Victoria Duval. Ela foi feliz em cinco das sete oportunidades que teve de quebrar o saque da norte-americana, que converteu o único break-point cedido pela belga. Nervosa por estar diante de uma ex-líder do ranking mundial, a jovem de 16 anos conseguiu apenas um winner em todo jogo e cometeu 18 erros não-forçados. Já a belga obteve 23 bolas vencedoras e pôde se dar ao luxo de cometer 14 erros não-forçados.

Em outro duelo encerrado no final da programação de segunda-feira em Nova York, a chinesa Ji Zheng avançou à segunda rodada ao contar com a desistência da francesa Virginie Razzano após vencer o segundo set por 6/2, depois de ter caído por 6/4 na primeira parcial.

continua após a publicidade

Assim, a tenista da China se credenciou para encarar na próxima fase a eslovaca Magdalena Rybarikova, que na estreia superou Su-Wei Hsieh, de Taiwan, por 6/3, 2/6 e 6/3. Quem ganhar este confronto irá encarar na terceira rodada a vencedora do duelo entre Azarenka e Flipkens.