Ex-líder do ranking mundial e atual 22ª colocada da WTA, Victoria Azarenka voltará a disputar uma final após 11 meses. A tenista bielo-russa encerrou o jejum de participações em decisões ao arrasar a norte-americana Samantha Crawford por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/3, nesta sexta-feira, na semifinal do Torneio de Brisbane.

continua após a publicidade

Azarenka não joga uma final desde quando foi superada por 2 sets a 0 pela checa Lucie Safarova no duelo que valeu o título do Torneio de Doha, em fevereiro passado. E agora ela voltará a buscar uma taça em confronto diante da alemã Angelique Kerber, que na outra semifinal do dia da competição australiana derrotou a espanhola Carla Suárez Navarro, também com facilidade, por 6/2 e 6/3.

Será o sexto duelo de Azarenka com Kerber, hoje décima colocada do ranking mundial, mas que desafiará um tabu de nunca ter vencido a bielo-russa. Foram cinco derrotas em cinco jogos contra a rival, sendo o último deles na edição de 2015 do US Open.

Sendo assim, a partida será um belo duelo de preparação para o Aberto da Austrália, Grand Slam que começa no próximo dia 18, em Melbourne. Nesta partida, Azarenka buscará o seu 18º troféu naquela que será a sua 34ª final no circuito da WTA. Já Kerber lutará pela oitava taça em sua 18ª decisão.

continua após a publicidade

Para assegurar lugar novamente em uma final, Azarenka, duas vezes campeã do Aberto da Austrália, foi arrasadora diante de Samantha Crawford, que surpreendeu ao chegar à semifinal após ter superado o qualifying em Brisbane. Com sete quebras de saque em 14 oportunidades, a bielo-russa pôde se dar ao luxo de ser derrotada por duas vezes com o serviço na mão que mesmo assim liquidou o duelo em apenas 68 minutos.

Já Kerber confirmou todos os seus serviços no duelo com Navarro e converteu quatro de sete break points para encaminhar o seu triunfo em sets diretos, em 75 minutos.

continua após a publicidade