O ex-jogador e agora comentarista Avery Johnson será o responsável por comandar o New Jersey Nets na próxima temporada da NBA. O próprio Johnson confirmou o acerto nesta quarta-feira. O anúncio oficial, porém, só deve ser feito nesta quinta pelo time de East Rutherford, que foi a pior franquia da última temporada regular.

O último e único trabalho de Johnson como técnico na NBA foi no Dallas Mavericks, onde ficou de 2004 a 2008. Em 2006, ele levou o time do Texas à final da Liga, mas a equipe caiu diante do Miami Heat, que tinha o pivô Shaquille O’Neal em grande forma. Desde a sua saída do Dallas, ele vem atuando como comentarista na televisão norte-americana.

Aos 42 anos, Johnson terá que recuperar o orgulho do New Jersey, que terminou a última temporada com 70 derrotas e apenas 12 vitórias, acumulando ainda 18 resultados negativos consecutivos no início da campanha. Por isso, a franquia chegou a ter três treinadores diferentes, algo incomum na NBA.

No Nets, o novo técnico deve se beneficiar da disposição para contratar reforços de seu novo dono, o multimilionário russo Mikhail Prokhorov. Com mais de US$ 23 milhões à disposição para gastar em contratações, o time pode até sonhar com o astro LeBron James, que deve deixar o Cleveland Cavaliers.