Denis Ferreira Netto
Ilha do Mel será palco da primeira etapa
do Circuito de Corrida de Aventura.

Acontece hoje, a partir das 8h da manhã, a primeira etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura. A abertura da temporada terá como palco a paradisíaca Ilha do Mel, onde os 120 atletas terão que vencer 37,5 km do desafio, em modalidades de natação, trekking, mountain bike e costeira, sempre se pautando pela orientação. Ao todo 32 equipes, de cinco estados do Brasil, largam em busca dos primeiros pontos e R$ 2,2 mil em prêmios.

A corrida de hoje, tem como principal diferencial o local e a estrutura. “Pela primeira vez teremos um circuito completo. No ano passado, tivemos duas etapas preparatórias para uma prova grande. Mas montado como circuito, 2003 será o primeiro já com todas datas definidas antes mesmo da 1.ª etapa”, explica Julio Camargo, da Extrema Aventura, responsável por realizar e organizar o circuito estadual.

A prova de abertura, no entanto, promete ser uma das mais simples da temporada. “Uma das maiores dificuldades numa corrida de aventura é a interpretação de mapas e orientação. Na prova de hoje no entanto, vai contar muito mais a resistência e a velocidade dos times”, revela Julio Costa, diretor da prova, lembrando que como a ilha é um local turístico, há placas indicando a maioria das trilhas a serem tomadas pelos competidores.

A largada será na Praia do Farol para 400m de natação em direção à Praia de Fora. De lá as equipes se dividem, seguindo em direção à Ponta do Hospital. Metade vai de bike, via Fortaleza e a outra parte do time segue num trekking pela Ponta Oeste.

Chegando à Ponta do Hospital, há uma “troca de guarda?. Os atletas que fizeram o trekking pegam as bikes e completam o contorno à Reserva Ecológica Estadual até próximo ao istmo de Brasília. Enquanto quem pedalou vem pela Ponta Oeste, atingindo o mesmo ponto, onde se reencontram e então seguem por trilhas, morros e costeiras até chegar à Pontinha das Encantadas, para chegar à etapa final de natação e mais 800m de trekking até a chegada.

A cerimônia de premiação será às 21h, na Pousada Plancton, seguida de uma festa regada a muita MPB.

O Circuito Paranaense de Corridas de Aventura 2003 tem o patrocínio da Ford Slaviero e Companhia de Cimento Itambé. O apoio é da Prefeitura e Fundação de Esportes de Paranaguá, Solaris Comunicação, Camargo Advocacia, Acampar, Campo Base, Ixion Geo, Hunger Bikes e Quiosque Natureza. Realização e organização da Extrema Aventura, Marketing Esportivo e Eventos de Ação.