Avaí volta à elite e Santo André está quase na Série A

O Avaí está de volta à elite do futebol nacional depois de 30 anos. O time catarinense se juntou ao Corinthians na Série A de 2009, após vencer o Brasiliense por 1 a 0, em Florianópolis. O Santo André também pode conseguir o acesso antecipadamente, na próxima rodada, uma vez que bateu o ABC por 4 a 2, e abriu seis pontos do quinto colocado Vila Nova.

O acesso do Avaí foi conquistado de forma suada. Sem apresentar o bom futebol de jogos anteriores, o time pecou pela ansiedade e venceu apertado o Brasiliense. O único gol foi anotado pelo atacante Evando, aos 36 do segundo tempo, num chute desviado e após falha do goleiro Guto. O resultado manteve o time na vice-liderança, com 66 pontos. Já os visitantes ocupam o 12.º lugar, com 43.

O Santo André também deu um passo importante para subir à Série A, depois de aplicar 4 a 2 sobre o ABC, em casa. Jéferson (por duas vezes), Marcelinho Carioca e Élton marcaram para os mandantes no primeiro tempo, enquanto Fábio Silva e Ronaldo Capixaba diminuíram para os visitantes no segundo tempo. A equipe paulista se isolou no terceiro lugar, com 61 pontos. O clube potiguar é o 14.º, com 43.

Em um jogo com cara de decisão, o Barueri surpreendeu ao vencer o Vila Nova por 3 a 2, em Goiânia. A vitória colocou os paulistas na zona de acesso, no quarto lugar, com 57 pontos. Justamente na vaga dos goianos, que caíram para a quinta posição, com 55. O Barueri vencia por 2 a 1, quando Túlio Maravilha, artilheiro da série B, com 23 gols, perdeu um pênalti, chutando por cima do travessão. Val Baiano (por duas vezes) e Basílio marcaram para o Barueri, enquanto Alex Oliveira anotou os dois gols goianos.

Quem voltou a encostar na briga pelo acesso foi a Ponte Preta, que venceu o Bahia, no sufoco, por 1 a 0, em Campinas, com gol de Rafael Ueta. O resultado colocou os campineiros na sexta colocação, com 54 pontos. Enquanto isso, os baianos figuram no 11.º lugar, com 45.

O Gama está praticamente rebaixado, após perder para o Paraná por 2 a 1, em casa. O time do Distrito Federal é o penúltimo, com 34, seis a menos que o América-RN, primeiro fora da zona de rebaixamento. Fabrício, de pênalti, aos 49 minutos do segundo tempo, marcou o gol da vitória paranaense.

Nos outros jogos, em Maceió, o rebaixado CRB ganhou por 1 a 0 do Ceará, 10.º colocado, com 46 pontos. O gol foi marcado por Glaydson. O Fortaleza, no Castelão, venceu o São Caetano por 1 a 0, com o gol de pênalti de Osvaldo, aos 46 minutos do segundo tempo. Os cearenses ainda estão na zona de rebaixamento, mas em 17.º lugar. O Azulão fica com 50 pontos, em nono.

Em Natal, no Machadão, América-RN e Bragantino empataram sem gols. O time potiguar é o 16.º, com 40 pontos, enquanto o Bragantino aparece em sétimo, com 54 pontos.

A rodada será encerrada nesta quarta-feira, com o jogo entre Juventude e Corinthians, em Caxias do Sul.

 

Confira os jogos da 35.ª rodada da Série B:

Terça-feira

Gama 1 x 2 Paraná

Marília 3 x 3 Criciúma

Santo André 4 x 2 ABC

Avaí 1 x 0 Brasiliense

Ponte Preta 1 x 0 Bahia

Vila Nova 2 x 3 Barueri

Fortaleza 1 x 0 São Caetano

América-RN 0 x 0 Bragantino

CRB 1 x 0 Ceará

Quarta-feira

22h

Juventude x Corinthians