Ciclismo

Australiano quebra recorde e vence etapa de abertura da Volta da França

O australiano Rohan Dennis será o primeiro ciclista a vestir a tradicional camisa amarela da Volta da França de 2015. Ele assumiu a liderança da classificação geral ao vencer a etapa de abertura da tradicional prova, neste sábado (04), na cidade holandesa de Utrecht.

O atleta da Austrália faturou a vitória com direito a recorde de velocidade. Ele completou a curta prova de contrarrelógio em 14min56s. No trecho de 13,8 quilômetros, os ciclistas enfrentaram forte calor e um pouco de vento ao atravessarem a área urbana da plana cidade de Utrecht.

Para buscar o triunfo, Dennis deixou para trás especialistas em contrarrelógio, como o alemão Tony Martin, que ficou em segundo lugar, cinco segundos atrás do australiano, e o suíço Fabian Cancellara, com desvantagem de seis segundos.

Além do triunfo, Dennis comemorou o recorde de velocidade obtido na etapa, ao marcar a média de 55,4 km/h. “Eu não esperava ser tão rápido. Foi um caminho difícil até o fim e só estava pensando ’16 minutos, 16 minutos’, levando em conta o que eu tinha feito nos treinos. E, no fim, ganhei este ‘bônus”, festejou o australiano.

Os favoritos ao título da Volta da França tiveram performance discreta neste início de competição. O atual campeão Vincenzo Nibali, da Itália, foi apenas o 22º colocado, a 43 segundos do vencedor desta etapa.

O britânico Chris Froome, campeão da edição 2013 da prova, foi o 39º, enquanto o espanhol Alberto Contador, dono de dois títulos na França, foi o 46º. O colombiano Nairo Quintana, outro candidato ao título deste ano, foi o 57º colocado.

Neste domingo, Rohan Dennis vai vestir a camisa amarela para liderar os ciclistas na segunda etapa da prova, o trecho de 166 quilômetros entre Utrecht e Zélande, na fronteira com a Bélgica.