A Austrália deu um passo importante para chegar à Copa do Mundo de 2010, ao empatar por 0 a 0 com o Japão nesta quarta-feira (11), em Yokohama, pelo Grupo 1 da fase final das Eliminatórias Asiáticas. Com o resultado, a equipe manteve a liderança da chave, com 10 pontos, contra 8 dos japoneses e 4 de Bahrein e Catar, que dividem a terceira posição.

“É um jogo que deveríamos ter vencido”, afirmou o zagueiro japonês Nazawaka, lamentando o fato de sua equipe não ter conseguido superar a retranca australiana. “Criamos muitas chances e é uma pena, mas continuamos otimistas” completou.

No outro jogo do Grupo 1, o Bahrein derrotou o Usbequistão por 1 a 0, fora de casa, com gol marcado por Abdulrahman aos 50 minutos do segundo tempo, e assumiu o terceiro lugar, com os mesmos 4 pontos do Catar – que folgou na rodada -, mas melhor saldo: -1 contra -4. Todas as seleções já fizeram quatro jogos, e a próxima rodada será em 28 de março, com Usbequistão x Catar, em Tashkent, e Japão x Bahrein, em Saitama.

Pelo Grupo 2, mais embolado, a Coreia do Sul manteve a liderança isolada, agora com 8 pontos, ao empatar por 1 a 1 com o Irã, em Teerã. Nekounam abriu o placar para a equipe da casa, aos 14 minutos do segundo tempo, e o meia Park, do Manchester United, empatou aos 36. A Coreia do Norte assumiu o segundo lugar, com 7 pontos, ao derrotar a Arábia Saudita por 1 a 0, em Pyongyang, com gol de Mun, aos 30 minutos do primeiro tempo.

O Irã tem 6 pontos, seguido por Arábia Saudita, com 4, e Emirados Árabes, com 1. Na próxima rodada, em março, a Coreia do Norte volta a jogar em casa, contra os Emirados Árabes, e o Irã recebe a Arábia Saudita. Na Ásia, os dois melhores de cada grupo vão à Copa, enquanto os terceiros colocados disputam um mata-mata – quem vencer pega a Nova Zelândia, vencedora da Oceania.