Depois de melhorar seu recorde pessoal em 37 cm apenas neste ano, Augusto Dutra entrou no hall dos melhores do mundo no salto com vara. Tanto é que nesta quinta-feira o brasileiro de 23 anos vai participar pela primeira vez de uma etapa da Diamond League, circuito de competições da qual só participam convidados.

continua após a publicidade

Augusto, que se tornou recordista sul-americano da prova tanto no indoor quanto nas provas ao ar livre, com 5,82m, vai competir em Lausanne (Suíça) contra os melhores do mundo. Depois, no sábado, vai reencontrá-los em Paris, em outra etapa da Diamond League.

“Nós não sabíamos que o Augusto teria vaga na Diamond League. Se tivéssemos a informação antes, teríamos feito um planejamento diferente nesta preparação para o Mundial”, diz o técnico Elson Miranda, que treina o jovem no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

continua após a publicidade

Até o começo do ano, Augusto era quase um desconhecido até em nível nacional. Tanto que sequer conhecia pessoalmente os melhores do mundo. Foi ser apresentado a eles em algumas provas que realizou nas últimas semanas. “Inscrevi o Augusto nessas competições de rua na Alemanha e nos GPs de Ostrava e Parduce porque queria que ele tivesse contato com os adversários do circuito e a realidade do atletismo europeu”, explicou Miranda.

Sexto do ranking mundial, Augusto vai competir em Lausanne contra todos que estão à sua frente, inclusive o campeão olímpico Renaud Lavillenie, francês que tem como recorde pessoal na temporada 5,95m. “Em Ostrava, competi com o Renaud Lavillenie, que é campeão olímpico. Saltar ao lado dele foi demais!”, vibra o brasileiro, ainda se acostumando a estar entre os grandes.

continua após a publicidade

Outra atleta brasileiro inscrito em Lausanne é Jonathan Henrique Silva, no salto triplo. Ele ainda não está garantido no Mundial e, para isso, vai precisar saltar 16,85m, melhorando em um centímetro sua melhor marca na temporada. O saltador também está inscrito no Campeonato Sul-Americano, que começa na sexta, em Cartagena (Colômbia).