Paranaense vem sendo um dos
destaques do Europeu de Turismo.

Amanhã, no circuito de Hockenheim, na Alemanha, o piloto brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard), de 20 anos, acelera a sua Alfa Romeo 156 S2000 para as duas sessões de treinos oficiais e a tomada de tempos que vai definir o grid de largada do Grande Prêmio da Alemanha, quarta etapa do Campeonato Europeu de Turismo. Augusto, que corre na escuderia italiana Auto Delta ? oficial da montadora Alfa Romeo -, é apontado como um dos favoritos à vitória. Em três etapas realizadas ? Monza, Valência e Magny-Cours -, o brasileiro acelerou forte e subiu no pódio em todas as corridas.

No ETCC, como a competição é conhecida na Europa, cada uma das dez etapas da temporada 2004 conta com duas baterias com 51 quilômetros de duração cada uma. O vencedor da etapa é o piloto que soma o maior número de pontos. O critério de pontuação da competição segue o mesmo sistema da F-1: o vencedor conquista 10 pontos, o segundo colocado oito pontos, o terceiro colocado seis pontos, o quarto lugar cinco pontos e assim sucessivamente, até o oitavo colocado, que ganha um ponto.

Segundo Augusto, que é o piloto mais jovem e o único brasileiro no grid da categoria, os trabalhos de amanhã serão concentrados nas duas sessões de treinos oficiais para deixar o carro bem equilibrado para a tomada de tempos. As atividades na pista de Hockenheim terão inicio às 04 horas (Horário de Brasília) com o primeiro treino oficial, com duração de 30 minutos. Às 07h40min (horário de Brasília), Augusto volta a pista para o segundo e último treino. A tomada de tempos que também tem 30 minutos de duração está programada para às 10h10min (Horário de Brasília). “Vamos trabalhar forte durante dois treinos para conseguir um ajuste ideal do carro. Hockenheim é um circuito difícil, por isso precisamos trabalhar forte para garantir um lugar na primeira fila do grid. Conheço o traçado da pista, isso vai me ajudar bastante”, comenta Augusto, que esteve no circuito alemão em fevereiro durante os testes de pré-temporada. Na ocasião, Augusto foi o mais rápido no dois dias de testes que a categoria realizou em solo alemão.

Domingo, a programação tem início às 04h30min (horário de Brasília) com o warm-up (treino de aquecimento). A primeira bateria começa às 9h45min (Horário de Brasília). A segunda bateria acontece às 10h45min (Horário e Brasília).

Um detalhe interessante no ETCC, é que para a corrida de domingo, Augusto, que foi o terceiro colocado na 3ª etapa, é obrigado pelo regulamento a colocar 10 kg de chumbo no carro, o que lhe deixa mais pesado, conseqüentemente mais lento, e as disputadas mais acirradas. O piloto italiano Gabriele Tarquini, líder da competição e companheiro do brasileiro na Alfa Romeo, vai levar na sua Alfa Romeo um lastro de 30 kg.

O GP da Alemanha será transmitido ao vivo pelo canal Europort e também pelo site www.eurosport.com