Piloto paranaense fez o sétimo
tempo e larga na quarta fila.

Diferente do que aconteceu nas três primeiras etapas do Campeonato Europeu de Turismo, que tem registrado sempre uma Alfa Romeo ou uma BMW na pole, hoje,  no circuito de Hockenheim, na Alemanha, a vez foi da Seat, com seu Toledo Cupra garantir o primeiro lugar do grid de largada para a prova de amanhã que marca a quarta etapa da temporada. Com o tempo de 1min48seg669, o espanhol Jordi Gene fechou a classificação na primeira posição, trazendo logo atrás a BMW do também espanhol Antonio Garcia.

Para as Alfas Romeos, tão acostumadas a sair nas primeiras posições, restaram a quarta colocação para o italiano Fabrizio Giovanardi, a sétima para o brasileiro Augusto Farfus Júnior (Patrocínio: Zoppini / Apoio: Credicard) e a oitava para o atual campeão da categoria, Gabriele Tarquini. No entanto, os tempos registrados pelos carros número 3 e número 1 da Alfa Romeo têm ainda uma explicação: enquanto os bólidos espanhóis entraram na pista sem nenhum peso extra, Augusto e Tarquini entraram com um lastro. O piloto brasileiro, pelo pódio obtido na prova anterior, é obrigado, pelo regulamento da categoria, a disputar a tomada e a corrida com 10 kg de chumbo no carro, o que garante uma maior competitividade às provas.

Augusto, que é o único brasileiro a disputar o Campeonato Europeu de Turismo e que na segunda etapa da temporada registrou a pole position, dessa vez marcou o tempo de 1min49seg000, 0.331 de diferença para Gene. O brasileiro, nos trinta minutos de classificação, deu 11 voltas com sua Alfa Romeo 156 S2000, tendo duas delas perdidas pela entrada do safety car na pista. ?Hockenheim é a casa da BMW. Chegamos aqui conscientes das dificuldades que iríamos enfrentar, porque trata-se sempre de um time muito forte. Mas pra mim a surpresa foi a Seat. Eles mandaram muito bem. Dois carros deles estão nas primeiras filas do grid. Só dá pra esperar uma corrida muito forte e muito mesclada?, diz Augusto, referindo-se ao outro piloto da escuderia espanhola, Frank Diefenbacher, que larga na quinta posição.

Amanhã, a primeira prova do Campeonato acontece às 9h45min (Horário de Brasília). A segunda bateria, que tem seu grid invertido, fazendo do primeiro colocado o oitavo e do oitavo o pole, mantendo o nono pra trás nas mesmas posições, acontece às 10h45min (Horário e Brasília). Cada corrida tem 51 km de duração. O GP da Alemanha será transmitido ao vivo pelo canal Europort e também pelo site www.eurosport.com.