Não será apenas a natação e o vôlei de praia que terão eventos até altas horas da noite nos Jogos Olímpicos do Rio/2016. O atletismo, outra modalidade transmitida regularmente em TV aberta nos Estados Unidos, também terá finais chegando até perto da meia-noite. O evento mais esperado, a final dos 100m para homens, será às 22h25 de um domingo.

continua após a publicidade

De acordo com o divulgado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), os eventos matinais serão das 9h30 até por volta das 12h, com cerimônias de premiação alguns minutos depois disso. Apenas provas de decatlo e marcha atlética vão além desses horários.

Já o programa noturno terá início por volta das 20h, se prolongando até por volta das 23h. No dia 20 de agosto, um sábado, a final do lançamento do dardo para homens tem início previsto para as 22h55. Será a última prova do programa antes da maratona masculina, revista para o dia seguinte, a partir das 9h30.

No total, oito finais no Engenhão serão pela manhã: 10.000m feminino (dia 12), lançamento de disco masculino (13), 3.000m com obstáculos e lançamento do martelo femininos (15), salto triplo masculino e lançamento do disco femininos (16), 3.000m com obstáculo masculino (17) e 400m com barreiras masculino (18). As maratonas e provas de marcha atlética, como de costume, também serão em período matinal.

continua após a publicidade

Os horários, que ainda precisam ser retificados pelo COI, estão relacionados aos interesses da NBC, emissora que pagou US$ 7,65 bilhões no ano passado para renovar até 2032 os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos nos Estados Unidos, mantendo-se como principal parceira econômica do COI. A NBC costuma transmitir algumas finais de atletismo e natação em horário nobre nos EUA.