Um jogador no início da carreira sempre sorridente, obstinado, que falava bem e colecionou apelidos. Como treinador, juntou amigos, mas também desafetos. Esse é Milton Mendes, atual técnico do Atlético, líder do Brasileiro com cinco vitórias em seis jogos.
Mendes iniciou a carreira como jogador em 1985, no Vasco da Gama. A estreia ocorreu justamente em Curitiba, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Ele era a terceira opção da lateral-direita, mas ganhou a posição porque Edevaldo estava na seleção e o reserva, Heitor, machucado.
Milton Mendes foi treinado no Vasco por Antônio Lopes, que só guarda boas lembranças do seu ex-comandado. “Era um bom lateral e já era um cara inteligente para jogar. Disciplinado, chegava cedo, saía depois”, relembra.
Mesmo jovem, Lopes já via ali um futuro comandante. “Era um líder, falava muito, dava boas mensagens”, lembra. “Mostrava que podia ser um bom treinador. Nas palestras fazia boas intervenções”, acrescentou o atual gerente de futebol do Botafogo.
Um ano depois, foi emprestado para o Criciúma, onde até hoje mora a sua família, tem uma chácara e muitos amigos. Um deles é o ex-jogador Sarandi. Os dois participam de um grupo de boleiros que se reúne todo o fim do ano. “Ele namorava o filha do diretor de futebol. Aí fica mais fácil jogar”, brinca.
Quando retornou ao Vasco, em 1987, Milton Mendes reencontrou figuras conhecidas até hoje. Romário, por exemplo, estava no início de carreira, assim como Geovane e Donato. Já Roberto Dinamite e Roberto Costa já eram consagrados, o que não impede que pelo menos um deles lembre bem do atual técnico rubro-negro.
“O Milton era um cara muito correto, parceiro, alegre, amigão. Estou muito feliz pelo sucesso na carreira dele”, conta Roberto Costa. “Ele sempre buscou os objetivos dele, sempre querendo mais, nunca desanimando”, acrescenta o ex-jogador.
Treinos
Depois dos dois períodos de treinos na terça, os jogadores se reapresentaram ontem pela manhã no CT do Caju. A movimentação começou na academia. No campo, em pouco mais de 1h30, o grupo fez um treino tático, em espaço reduzido. À tarde, os atletas foram liberados. Os trabalhos continuam hoje.
Forças (não) ocultas! Leia mais sobre o Atlético na coluna do Mafuz!



