enkontra.com
Fechar busca

Atlético

Atlético Paranaense

Atlético Paranaense

Na luta!

Lenda do Furacão, Ziquita precisa de ajuda para se recuperar depois de AVC

Ziquita entrou para a história do Atlético ao assinalar quatro gols em apenas 13 minutos em partida disputada há quase 40 anos

  • Por Da Redação
Ziquita foi homenageado em 2009 pelo Atlético Paranaense. Foto: Arquivo

O ano era o distante 1978. No dia 5 de novembro, o centroavante Ziquita entrou para a história do Furacão ao marcar nada menos do que quatro gols em apenas 13 minutos já na etapa final da partida contra o Colorado, que vencia o embate em plena Baixada com uma retumbante goleada por 4×0.

Depois de conseguir o empate, por pouco ele não marcou o gol da vitória aos 44 minutos. Naquele dia, ele recebeu da imprensa a alcunha de “São Ziquita” e carimbou de vez seu nome na história do Furacão. Perto de comemorar 40 anos da maior façanha de sua carreira com a camisa do Atlético, a lenda rubro-negra passa por um período de dificuldades.

Depois do AVC, Ziquita perdeu os movimentos do lado direito do corpo. Foto: Arquivo Pessoal

Depois do AVC, Ziquita perdeu os movimentos do lado direito do corpo. Foto: Arquivo Pessoal

Atualmente com 64 anos, ele vive em Governador Valadares, em Minas Gerais, e tenta se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, ocorrido há oito meses.

Como consequência, o ex-atleta ficou com o lado direito do corpo paralisado e está utilizando uma cadeira de rodas para se movimentar. O AVC também afetou a fala, o que resulta em problemas para se comunicar.

No entanto, apesar do quadro adverso, a esperança de uma evolução positiva no quadro é grande. “Ele está avançando bem. Só não anda, mas entende tudo e tem feito fisioterapia regularmente. Não podemos perder a esperança de que ele vai voltar a andar. É ter tempo e paciência”, contou.

“Ele está um pouco tristonho, porque fazia de tudo. Ele ainda jogava futebol e gostava muito de andar de bicicleta”, completou.

A certeza da melhora se confunde, porém, com a apreensão em relação aos custos do tratamento. Ziquita mora com a esposa Maria da Graça, de 69 anos, que assumiu as contas extras sozinha, com a aposentadoria de professora.

Ele, remanescente de uma época em que as condições de trabalho dos atletas estavam longe das quantias milionárias de hoje, trabalhou como motorista por 11 anos depois de encerrar a carreira. Como não recolhia INSS, não conseguiu a aposentadoria.

Por isso, apesar de contar com a ajuda de um amigo no trato com Ziquita, a esposa não esconde que qualquer ajuda, por menor que seja, pode fazer a diferença dar prosseguimento ao tratamento. Quem quiser ajudar a lenda atleticana pode depositar qualquer valor no Banco Itaú: Agência: 3.180, Conta Corrente: 09597-2. A beneficiária é Maria da Graça Duarte Costa, CPF: 64354113600.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

16 Comentários em "Lenda do Furacão, Ziquita precisa de ajuda para se recuperar depois de AVC"


cap
cap
10 meses 19 horas atrás

Tem um filme em que o Pelé devolvia 4×4 em cima da Alemanha, antes de dividir. Cada vez que vejo os gols do 7 x 1 me atenho que no 4 x 0 ainda dá tempo. Ziquita é o maior tesouro do Furacão, depois vem Sicupira, Fião zagueiro, e outras tantas lendas vivas do CAP que temos que preservar.

Gerson Cardoso
Gerson Cardoso
10 meses 1 dia atrás

Que vila capanema corisco? Tomou teu remédio? O pior que o cara continua insistindo….É muita inteligência. ….

Luiz Costa
Luiz Costa
10 meses 1 dia atrás

Eu estava na velha baixada naquele jogo, na arquibancada do gol dos fundos. Os 4 gols do Ziquita foram no gol do ginásio, hoje chamado de Setor Buenos Aires. Aquele domingo amanheceu com um temporal mas depois abriu um sol espetacular. Também vou ajudar o Ziquita.

General
General
10 meses 1 dia atrás

O jogo foi na Vila Capanema….já tava bêbado hein Luiz…..kkkkkkk…..kkkkkk….kkkkk

Luiz Costa
Luiz Costa
10 meses 16 horas atrás

Prezado Senhor Corisco, releia o primeiro parágrafo da matéria.

Luiz Costa
Luiz Costa
10 meses 16 horas atrás

Antes de falar bobagem vá pesquisar. Está demonstrado quem é que estava bêbado.

Steve Harris Harris
Steve Harris Harris
10 meses 1 dia atrás

Não cara! Vc tá enganado! O jogo foi na baixada mesmo!

Paulo Batista
Paulo Batista
10 meses 1 dia atrás

Vou ajudar, com certeza…

Paulo Batista
Paulo Batista
10 meses 1 dia atrás

Eu estava nesse jogo. Assisti ao vivo, na velha Baixada com arquibancadas de tijolo sem reboco, esse cara virar mito. Saudades…

General
General
10 meses 1 dia atrás

Paulo….pelo jeito você estava no jogo com o Luiz….só que o jogo foi na Vila Capanema…….kkkkkkkk

Luiz Costa
Luiz Costa
10 meses 16 horas atrás

Se voce olhar as fotos dos gols do Ziquita verá ao fundo o antigo ginásio da Buenos Aires. Vc além de estar errado, vários aqui já te contestaram, insiste que foi na Vila. Fique quieto pra não ficar mais feio pra vc mesmo.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas