De olho no adversário

Em má fase no Argentino, Newell’s tem história com Messi e Leprosos

Jogadores do Newell's Old Boys fizeram o reconhecimento do gramado da Arena da Baixada. Foto: Albari Rosa

Adversário do Atlético nesta quinta-feira (12), às 19h15, na Arena da Baixada, pelo duelo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, o Newell’s Old Boys mistura tradição com má fase. Seis vezes campeão argentino e duas vice-campeão da Libertadores (1988 e 1992), a equipe não fatura um troféu desde 2013, quando venceu o título nacional. Além disso, está com um desempenho muito ruim na atual temporada.

O time é o 20º colocado no Campeonato Argentino, que tem 28 participantes. Em 22 jogos, foram seis vitórias, seis empates e dez derrotas. Ainda assim, a tradição do Newell’s fala mais alto.

Conhecido como ‘Leprosos’, por ajudar com um jogo beneficente nos anos 1920 um hospital que cuidava de pessoas com lepra, o clube também ficou marcado por ter sido onde Lionel Messi iniciou a carreira. Embora nunca tenha defendido o time principal, foi lá que o camisa 10 do Barcelona deu os primeiros passos, até se mudar para a Espanha aos 13 anos.

Omar de Felippe é o atual técnico do Newell's e vem recuperando o time no Argentino. Foto: Albari Rosa
Omar de Felippe é o atual técnico do Newell’s e vem recuperando o time no Argentino. Foto: Albari Rosa

Além disso, outro ídolo defendeu as cores rubro-negras. Já no final da carreira, aos 33 anos, Maradona defendeu o Newell’s em apenas cinco jogos, mas o suficiente para ficar marcado nos torcedores.

Atual fase

A equipe se classificou à Copa Sul-Americana de 2018 por ter terminado o Campeonato Argentino da última temporada (2016-2017, seguindo o calendário europeu) na nona colocação. Porém, não vem repetindo o mesmo desempenho neste ano. Tanto que trocou recentemente de treinador.

Omar De Felippe assumiu o comando há apenas quatro jogos, mas já vem melhorando o desempenho do time. Neste período, foram duas vitórias, um empate e uma derrota. Na noite de quarta-feira (11), a delegação fez um trabalho de reconhecimento de campo na Arena da Baixada.