Time em reação

Conheça o Caracas, adversário do Atlético na Sul-Americana

Caracas vem de cinco jogos sem perder no Campeonato Venezuelano, com quatro vitórias seguidas. Foto: Divulgação/Caracas

Adversário do Atlético nesta quarta-feira (19), às 19h30, pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Caracas vive um momento de recuperação e irá para a partida em alta. Apesar de ser apenas o quinto colocado no Torneio Clausura do Campeonato Venezuelano, o Los Rojos del Ávila, como é chamado, vem de cinco jogos sem perder na competição, sendo quatro vitórias consecutivas.

+ Leia também: Furacão encara jogo do ano contra o Caracas

A reação deixa o Caracas na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. O critério para uma das vagas é conquistar um dos torneios nacionais disputados – Apertura e o Clausura -, ou ser um dos dois melhores colocados na soma geral. No Apertura, o time foi o terceiro colocado -.

Arrieta já marcou nove gols pelo Caracas em 2018 e é um dos destaques do time. Foto: Divulgação/Caracas
Arrieta já marcou nove gols pelo Caracas em 2018 e é um dos destaques do time. Foto: Divulgação/Caracas

No ano passado, a equipe terminou a classificação geral na sexta colocação e por isso conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana, mas por pouco não foi à Libertadores, ficando com o vice-campeonato do Apertura.

+ Mais na Tribuna: De virada, Atlético perde para o São Paulo no Aspirantes

No torneio continental, os venezuelanos eliminaram até aqui o Everton, do Chile, na primeira fase, ao vencer por 2×1 fora e perder por 1×0 em casa, avançando como mandante, e o Sport Huancayo, com vitórias por 2×0 e 4×3. Nas oitavas de final, esta já é a melhor campanha do clube no torneio.

Já na Libertadores, o Caracas conseguiu chegar às quartas de final em 2009, quando foi eliminado pelo Grêmio. Na ocasião, o clube tinha como treinador Noel Sanvicente, que, inclusive, é o atual comandante do time, ao qual voltou em 2017, após passagem pela seleção da Venezuela e também por La Guaira e Zamora.

Com quatro gols, meia Diomar Diaz é um dos artilheiros da Copa Sul-Americana, com quatro gols. Foto: Divulgação/Caracas
Com quatro gols, meia Diomar Diaz é um dos artilheiros da Copa Sul-Americana, com quatro gols. Foto: Divulgação/Caracas

Na primeira passagem, entre 2002 e 2010, foi campeão nacional cinco vezes (2003, 2004, 2005, 2006 e 2009). Vale destacar que o Caracas é o maior campeão venezuelano, com 11 troféus.

Time

Do atual elenco, os principais nomes do Caracas são o meia Diomar Díaz, um dos artilheiros da Copa Sul-Americana, com quatro gols, e o atacante Jesús Arrieta, que marcou nove gols em 28 partidas no ano. Além deles, o zagueiro Ruber Quijada é outro atleta importante, inclusive sendo convocado constantemente para a seleção venezuelana.

A provável formação do time venezuelano contra o Furacão deve ser: Eduardo Herrera; Fereira, Moreira, Quijada e Bernardo Añor; Martins e Garcés; Canelón, Diomar Díaz e Robert Hernández; Arrieta.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!