Quase pra valer. Hoje, o Atlético versão 2017 será apresentado para o torcedor no amistoso contra o Peñarol, às 20h, na Arena da Baixada. O duelo será o único antes do início oficial da temporada, que começa no próximo domingo, contra o Rio Branco, em Paranaguá, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense. Por isso, embora nõa valha três pontos, o jogo será de fundamental importância para o Furacão.

“Será uma excelente oportunidade, contra uma equipe tradicional uruguaia, que já tem quatro semanas de trabalho. Nós completaremos 13 dias. Então, há uma diferença notória. Será o único jogo antes de estrear na Libertadores, mas contra um adversário fortíssimo”, afirmou o técnico Paulo Autuori.

Por isso, será a oportunidade de fazer testes na equipe, mas também preservando os jogadores. Embora não seja o primeiro jogo do ano, o confronto contra o Millonarios, da Colômbia, na próxima quarta-feira, às 21h45, também na Arena da Baixada, é visto como fundamental, principalmente por ser um mata-mata que vai definir o destino do Furacão em 2017. Com poucos dias de preparação, o treinador vai poupar alguns atletas para evitar um desgaste que se transforme em lesão.

Casos de dois dos principais reforços do Rubro-Negro para o ano. o meia Carlos Alberto e o atacante Grafite sequer ficarão no banco de reservas diante do Peñarol. Grafite até participou do jogo-treino contra o Prudentópolis, no final de semana, mas ficou de fora para aprimorar a forma física.

“Eles estão treinando em período integral. Para nós, o mais importante é que eles treinem. Teríamos que abrir mão de alguns treinos, que serão importantes para eles no futuro. Temos tido muito cuidado com esses jogadores, pela metodologia usada aqui, que é uma rotina dentro do Atlético. É um cuidado para não ter qualquer tipo de problema, em termos de lesões, e para que tenham uma perfeita adaptação”, explicou o comandante atleticano.

Desta forma, o torcedor que for à Arena da Baixada verá basicamente a equipe que terminou 2016, exceção ao goleiro Weverton, que hoje defende a seleção brasileira no amistoso contra a Colômbia, no Engenhão, e o volante Hernani, negociado com o Zenit, da Rússia. A grande novidade será o atacante Luis Henrique e talvez o lateral-direito Jonathan, que disputa a posição com Léo, e o meia Felipe Gedoz, que depende da participação de João Pedro.

“Tenho algumas dúvidas em função dos treinos e alguns jogadores, que têm sentido. Vamos fazer um rodízio nas laterais e todos vão jogar. Já temos uma base e uma maneira de jogo. Nos treinos, a equipe já mostrou que não perdeu nada das ideias que aplicamos no ano passado. Aqueles que chegaram, estamos tentando colocar as ideias claras para que entrem o mais rápido possível na equipe, para criarmos um equilíbrio”, afirmou Autuori.

FICHA TÉCNICA

Amistoso
Atlético x Peãnrol

Atlético
Santos; Jonathan (Léo), Thiago Heleno, Paulo André e Nicolas; Otávio, Lucho González, Pablo, João Pedro (Felipe Gedoz) e Nikão; Luís Henrique.
Técnico: Paulo Autuori

Peñarol
Guruceaga; Álex Silva, Ramón Arias, Ronaldo Conceição e Hernán Petryk; Guzman Pereira, Nahitan Nandez, Nicolás Dibble e Matías Mier; Gastón Rodríguez e Junior Arias.
Técnico: Leo Rodriguez

Local: Joaquim Américo
Horário: 20h