O Atlético terá na noite desta segunda-feira (16) seu primeiro grande desafio na volta do time aos gramados depois da intertemporada. O Furacão encara o Cruzeiro, em pleno Mineirão, a partir das 20h, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e precisará reverter o placar de 2×1 do jogo de ida, na Arena da Baixada, para seguir na competição. Será necessário que o Rubro-Negro marque dois ou mais gols de diferença para conquistar a classificação para as quartas de final. Em caso de uma vitória por um gol de diferença, a vaga será definida nos pênaltis.Com Tiago Nunes no comando, a tendência é que o Rubro-Negro mostre mais objetividade em campo para buscar a diferença que precisa.

continua após a publicidade

A trajetória do Atlético na competição é cheia de altos e baixos. Na primeira fase, sofreu pra segurar um 0x0 contra o Caxias-RS e na rodada seguinte, em uma partida repleta de viradas, bateu o Tubarão-SC por 5×4. Na sequência, ficou no 0x0 com o Ceará no jogo de ida e com o 1×1 na volta, precisou contar com a vitória nos pênaltis. Na quarta fase, ganhou do São Paulo por 2×1 no primeiro confronto, em uma bela apresentação, mas na volta outro empate: 2×2, porém com a vantagem, seguiu adiante. O último compromisso da equipe na competição foi a derrota para a Raposa, no dia 16 de maio, com Fernando Diniz no comando.

Com o tempo que teve para se restabelecer nesse período sem jogos, o Atlético deve voltar com outra postura em campo. O meia Lucho González acredita que a preparação para o confronto foi proveitosa e garante que o time chegará para a decisão. “Estamos nos preparando bem para chegarmos fortes. Estamos treinando com as ideias novas do Tiago Nunes e precisamos chegar bem, porque queremos continuar na Copa do Brasil”, disse o jogador mais experiente do elenco, com 37 anos.

“Não é impossível”, diz Lucho González. Foto: Jonathan Campos

E justamente por contar com essa vivência maior, Lucho tem ajudado psicologicamente o grupo, mostrando aos companheiros que é possível buscar a classificação. “A mensagem que eu passo é que o jogo é difícil, porque o Cruzeiro tem qualidade, mas não é impossível. Estando concentrados nos 90 minutos, temos chances de marcar”, acrescentou.

Não é a primeira vez que o Atlético define a situação na Copa do Brasil deste ano fora de casa. Este será o quarto jogo decisivo do time como visitante. Contra Caxias, Ceará e São Paulo, o Rubro-Negro atuou longe de Curitiba, porém mesmo assim avançou na competição. Esse histórico está motivando os jogadores a acreditarem na vitória. “Estamos confiantes de que podemos sair com a classificação, que é o nosso objetivo”, assegurou o camisa 3.

Confira a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro, que volta na quarta-feira (18)!

O duelo desta noite será só o “aperitivo” para que o Atlético possa se reestruturar na temporada. No Campeonato Brasileiro, o time é o vice-lanterna, com apenas nove pontos somados em doze rodadas. Três dias depois de enfrentar o Cruzeiro, a equipe recebe o Internacional, na Arena da Baixada. Será o último “teste de fogo” para Tiago Nunes, já que a diretoria atleticana deu ao treinador esses dois jogos para que ele pudesse mostrar seu trabalho no time principal. Caso tenha sucesso, a tendência é que Nunes permaneça no cargo. Do contrário, um novo comandante deve chegar.

Lucho confia que o Atlético viverá um novo momento a partir desse reinício da temporada. “Temos que continuar trabalhando, porque temos um grupo para buscar essa classificação e também sair da situação em que nos encontramos no Brasileiro”, concluiu.

Ficha técnica

Copa do Brasil
Oitavas de final – Jogo de volta

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro
Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Rafinha, Robinho e Thiago Neves; Rafael Sóbis.
Técnico: Mano Menezes

Atlético
Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Wanderson (Paulo André) e Thiago Carleto; Camacho, Bruno Guimarães e Matheus Rossetto; Nikão, Pablo e Bergson.
Técnico: Tiago Nunes

Local: Mineirão
Horário: 20h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Rafael da Silva Alves (RS)

continua após a publicidade