Polêmica

Atlético processa o Twitter por vazamento de informações

Blogueiro Robson Cerizza foi contratado pelo Atlético para atacar a imprensa que falava mal do clube e de Petraglia. Foto: Reprodução

O Atlético entrou em uma briga judicial com o Twitter. O Furacão está processando as redes sociais por conta do vazamento de informações internas do clube. Em fevereiro, o perfil Anonymous_CAP revelou que o blogueiro Robson Cerizza recebeu R$ 6 mil mensais entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018, totalizando R$ 72 mil, pela prestação de serviços de ‘consultoria de comunicação ao Conselho Deliberativo. No entanto, nunca foi revelado qual o trabalho realizado.

+ Leia também: Tiago Nunes assume culpa por série de derrotas do Furacão

O objetivo do Furacão é descobrir quem foi o autor do vazamento do contrato entre o clube e Cerizza, mais conhecido como “Izzy Rock”. O caso já está também nas mãos do Núcleo de Combate Aos Ciber Crimes (Nuciber).

O documento com os valores repassados para Cerizza, que é o autor do blog “Olho no Lance”, é assinado pelo presidente do Furacão, Luiz Sallim Emed, e também pelo segundo vice-presidente Márcio Lara. O usuário desconhecido, que chegou a prometer outras ‘bombas’, foi deletado pouco tempo depois.

Após a ação ajuizada em março, o Twitter revelou os IPs utilizados pelo autor da conta. Alguns foram mascarados por uso de um servidor VPN (Rede Particular Virtual), mas outros podem ser rastreados pela polícia, que investiga o caso desde então.

+ Mais na Tribuna: Atlético terá três retornos contra o Fluminense

“A investigação está com a Nuciber, que tem seus procedimentos próprios para quebra de sigilo. (A conclusão) vai no ritmo da polícia”, disse o advogado que representa o clube, Conrado Gama Monteiro.

“O Twitter forneceu os IPs. Entramos com a ação até para ganhar tempo, porque normalmente não liberam esses dados apenas com uma notificação”, completou o advogado.

Outro lado

Não foi a primeira vez que o Atlético sofreu com vazamento de salários na internet. Em novembro de 2011, o atual presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia, vazou os vencimentos de 21 atletas em postagem no Facebook.

Confira a classificação completa do Brasileirão

Na época, Petraglia era oposição à diretoria do clube, quando Marcos Malucelli era o presidente e o time lutava contra a degola. A equipe acabou rebaixada no fim da temporada e Petraglia foi eleito presidente após o término da competição.

“Como manter a harmonia do grupo com esta disparidade de valores nos ganhos gerando grandes injustiças?”, questionou Petraglia, na ocasião, ao justificar o vazamento.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!