As cinco derrotas consecutivas no Brasileiro, que custaram, inclusive, o cargo do técnico Milton Mendes, não apenas aproximaram o Atlético da zona de rebaixamento, mas também de uma das piores marcas da competição nacional deste ano. Se perder para o Cruzeiro, quarta-feira que vem, na Arena da Baixada, no duelo que vai marcar a estreia do técnico Cristóvão Borges, o Furacão igualará a marca do Vasco, que com seis derrotas, é o dono da maior sequência negativa no Brasileirão deste ano.

continua após a publicidade

Curiosamente, a fase ruim do Atlético começou justamente depois de conquistar uma vitória improvável por 1×0, diante do Atlético-MG, no Horto, em Belo Horizonte, no dia 2 de setembro. A partir daí, a campanha do Furacão degringolou e, antes mesmo de iniciar a série de cinco derrotas seguidas, o time colecionou empates contra o Joinville, em casa, e Figueirense, em Florianópolis, que estão brigando contra o rebaixamento.

Com a série de cinco derrotas seguidas, o Furacão já igualou a marca de outros dois times que estão lutando contra o rebaixamento. O Coritiba, seu grande rival, amargou cinco resultados negativos seguidos da segunda à sexta rodada. O Joinville, lanterna do campeonato, contabilizou cinco derrotas consecutivas da terceira até a sétima rodada.

Se não fosse o bom início de campeonato, o Atlético poderia estar vivendo uma realidade mais amarga nesta reta final. No segundo turno, o Furacão faz uma campanha de time rebaixado e está na 17ª colocação com apenas oito pontos em dez partidas, totalizando aproveitamento de 26%.

continua após a publicidade

Nem mesmo o lanterna Joinville, se contabilizada toda a campanha dentro da competição nacional, tem este rendimento. O time catarinense, que está virtualmente rebaixado à Série B do ano que vem, tem 27% de aproveitamento até agora no certame, depois de 29 rodadas disputadas.

Sob o novo comando, agora do técnico Cristóvão Borges, o Atlético tem duas partidas dentro de casa para espantar a má fase e interromper a sequência negativa. Depois do enfrentar o Cruzeiro, o Furacão terá nada menos do que o Corinthians, no domingo que vem, dia 18, na Arena da Baixada.

Cristóvão tem problemas pra sua estreia

continua após a publicidade

Na sua primeira semana como novo comandante atleticano, Cristóvão Borges já terá alguns problemas para resolver visando o duelo contra o Cruzeiro, quarta-feira que vem, às 22h, na Arena da Baixada. Por suspensão, ele perdeu o lateral-direito Eduardo, o volante Hernani e o armador Marcos Guilherme.

Além deles, o zagueiro Vilches, que está a serviço da seleção do Chile na disputa das Eliminatórias, fará seu último jogo na terça-feira e não deve voltar a tempo para encarar o Cruzeiro. As outras duas dúvidas são por ordem médica. O meia Nikão voltou a sentir uma lesão muscular na coxa e o atacante Crysan também está machucado.

Para as vagas dos suspensos, o lateral-direito Bruno Pereirinha, o volante Deivid e o atacante Ewandro são os mais cotados. Para a vaga de Crysan, Walter deve voltar e Wellington deve entrar na zaga.

Capitu na Baixada? Veja mais na coluna polêmica de Mafuz!