começou bem

Atlético estreia com vitória na Taça Caio Júnior

Comemoração do gol de João Pedro. Foto. Albari Rosa

O Atlético largou com vitória na Taça Caio Júnior do Campeonato Paranaense. Em uma jornada pouco inspirada, o time de aspirantes do Furacão jogou o suficiente para vencer o União por 1×0, na tarde deste sábado (3), na Arena da Baixada e somou seus primeiros três pontos no segundo turno do Estadual. O time atleticano, que já aparece na ponta do grupo B da segunda parte do torneio, encara agora o Prudentópolis, na próxima quarta-feira (7), às 20h, fora de casa.

Com exceção de um chute cruzado do meia Sato, logo aos 14 segundos de jogo, o Atlético teve o domínio total do primeiro tempo. Diante de um adversário recuado e que praticamente não atacou, o Rubro-Negro criou uma chance atrás da outra para abrir o placar. Aos 14 minutos, Diego Ferreira arriscou de fora da área, buscou o ângulo e o goleiro Marcos Paulo fez grande defesa. Dois minutos depois, o arqueiro do União saiu errado e, na tentativa de Marcinho, Marcos Paulo se redimiu e evitou o primeiro gol atleticano.

Confira como foi o tempo real do jogo!

Com o domínio total do jogo no campo de ataque, o Atlético seguiu perdendo muitas oportunidades. Aos 18, Nicolas recebeu na área, mas errou o alvo. Na sequência, na falha da defesa do time de Francisco Beltrão, João Pedro aproveitou o cruzamento da esquerda e cabeceou no travessão.

Diante do recuo excessivo do União, o Atlético avançou seus jogadores de defesa. O zagueiro Léo Pereira a todo instante aparecia como homem surpresa nas investidas pelo lado esquerdo. Aos 35, depois do cruzamento de Diego Ferreira, Éderson, livre, chutou de primeira e mandou por cima. Insistente, o primeiro gol veio dois minutos depois. Matheus Anjos, uma das novidades do time principal do Furacão para a Taça Caio Júnior, deixou João Pedro na cara do gol para abrir o placar e dar mais tranquilidade para o Rubro-Negro ainda no primeiro tempo.

Com as entradas do meia Max e do atacante Vieira, o União abandonou um pouco a postura mais defensiva e conseguiu equilibrar a partida. Assim, o time de Francisco Beltrão passou a chegar mais vezes à meta do goleiro Caio. Aos 5 minutos do segundo tempo, depois do cruzamento de Júlio Lopes e de a defesa atleticana afastar mal, Vieira chutou de primeira e Deivid salvou em cima da linha.

Diante da postura mais ofensiva do União, o Atlético passou a ter mais espaços para atacar. Risco necessário que o time do interior precisou passar para tentar empatar a partida na Arena. Só que o Furacão diminuiu sensivelmente seu poder de fogo na segunda etapa. Mesmo assim, o time atleticano quase ampliou aos 13 minutos, mas depois do cruzamento de Diego Ferreira, Nicolas cabeceou para fora.

A resposta do União veio um minuto depois. Da entrada da área, Wellisson bateu cruzado e o goleiro salvou. O time visitante se abriu de vez depois que o atacante Feijão entrou na vaga do volante Julio Pacato. Aos 18 minutos, Vieira recebeu lançamento na área, chutou e o goleiro salvou de novo o Furacão.

O Atlético seguiu tendo espaços, mas não tinha a organização necessária para ampliar a vantagem. O Furacão, então, conseguia chegar nos erros individuais do União. Foi assim que o time rubro-negro quase marcou aos 25 minutos. A defesa do time visitante afastou mal, João Pedro pegou o rebote, chutou forte e o goleiro Marcos Paulo fez grande defesa.

Confira a tabela do Campeonato Paranaense! 

Para um novo sentido ofensivo ao Atlético, sobretudo para explorar os contra-ataques, o técnico Tiago Nunes apostou nas entradas dos atacantes Yago e Alexsandro. Mas as mudanças não surtiram o efeito esperado, já que o União seguia marcando o Furacão sob pressão, e gerou vaias por parte da torcida atleticana. Mesmo assim, o time de Francisco Beltrão não teve a eficiência e a qualidade necessárias para furar o sistema defensivo do Rubro-Negro que, dentro de casa, garantiu a primeira vitória na Taça Caio Júnior do Campeonato Paranaense.

 

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PARANAENSE        
Taça Caio Júnior – 1ª Rodada

Atlético 1×0 União

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: Heitor Alex Eurich e Euclides Lucas José Garcia
Gols: João Pedro, 37 do 1º
Cartões amarelos: Schwenck, Thiaguinho, Feijão, Spice (UNI); Diego Ferreira, Matheus Anjos (CAP)
Público total: 4.599
Renda: R$ 96.130,00

Atlético
Caio; Diego Ferreira, Daniel, Léo Pereira e Nicolas; Deivid, Bruno Guimarães e Matheus Anhos; João Pedro (Alexsandro), Marcinho (Yago) e Éderson (Demethryus).
Técnico: Tiago Nunes

União
Marcos Paulo; Júlio Lopes, Casimiro, Spice e Thiaguinho; Júlio Pacato (Feijão), Sato, Sorbara e Willian (Max); Wellisson e Schwenck (Vieira).
Técnico: Ivair Cenci