Fora de campo

Atlético encaminha definição do departamento de futebol pra 2018

Marcelo Sant'Ana era presidente do Bahia até o final de 2017. Dirigente já esteve em Curitiba e aguarda apenas aval do próprio Petraglia. Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Ano novo, vida nova e o Atlético deve oficializar, a partir desta semana, as mudanças no seu departamento de futebol para 2018. O Furacão, depois do término do Campeonato Brasileiro, apresentou poucas novidades, mas encaminhou uma mudança profunda na gestão do futebol para esta temporada. O holandês Seedorf deve ser anunciado como coordenador e técnico do Furacão e deverá ter a companhia de Marcelo Sant’Ana, ex-presidente do Bahia e que deve ser o novo diretor de futebol rubro-negro.

Até agora, o Atlético confirmou apenas a contratação do atacante Bergson, destaque do Paysandu na Série B do ano passado e que chega para tentar acabar com o momento ruim dos centroavantes atleticanos.

Marcelo Sant’Ana, a exemplo de Seedorf, ainda não assinou contrato, mas o acerto com o dirigente está encaminhado. O ex-presidente do Bahia, inclusive, esteve em Curitiba nos últimos dias, conheceu a estrutura do Furacão e conversou com o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Mario Celso Petraglia.

“Estive por dois dias em Curitiba para conhecer a infraestrutura e algumas pessoas. Tenho vontade que dê certo e eu possa ajudar ao Atlético, um clube que admiro o trabalho, mas ainda não fechamos a parte contratual. No âmbito de ideias e desafios está ok”, apontou Sant’Ana, em entrevista ao UOL.

As contratações do técnico e do dirigente, se confirmadas oficialmente, darão um novo rumo à gestão de futebol rubro-negro. O holandês, além de técnico, atuaria como uma espécie de manager. Já o diretor atuaria junto nessa gestão, mas também com outras atribuições. Entre elas seria melhorar o relacionamento com a torcida do Furacão e também as partes burocráticas.

“O Atlético pensa em ajustar um novo modelo de gestão a partir de 2018 e eu chegaria para ajudar no funcionamento desta engrenagem”, contou Sant’Ana. “O Petraglia me explicou seu conceito e debatemos um pouco a ideia e o papel de manager no futebol e o impacto na cultura brasileira”, prosseguiu.

O Furacão deve oficializar tudo esta semana, quando o time se reapresenta para iniciar os trabalhos de pré-temporada. “Só quem poderia dar prazos seria o próprio Atlético. Seja para ir em frente ou não”, explicou Sant’Ana, deixando claro que o acerto está nas mãos do clube.