O jogo desta quarta-feira (19), em que o Atlético enfrenta o Caracas, na Venezuela, ‘carimba‘ a presença do Furacão em todos os países da América Latina que fazem parte da Conmebol. Isso porque, contabilizando os compromissos do time pela Sul-Americana e pela Libertadores, em toda a sua história, o Rubro-Negro já realizou partidas oficiais por todo o território continental em que a federação responsável pelo futebol da América Latina atua. São, ao todo, dez países que fazem parte do grupo e faltava apenas a Venezuela para que o passaporte do Furacão fosse completado.

continua após a publicidade

A estreia do Atlético em disputas internacionais foi há 18 anos, quando pela primeira vez participou de uma Libertadores. O ano era 2000 e, naquela ocasião, o primeiro jogo do Furacão fora do Brasil foi diante da equipe do Alianza Lima, no Peru. No mesmo torneio, o time confrontou o Emelec, no Equador, e o Nacional, no Uruguai. O Rubro-Negro caiu nas oitavas de final, diante do Atlético-MG.

+ Leia mais: Ex-jogadores do Atlético se destacam na Liga dos Campeões

No ano de 2002, veio a segunda presença continental do Furacão, também pela Libertadores. Ainda que tenha parado na fase de grupos, o time pôde conhecer a Bolívia, no duelo contra o Bolívar, e a Colômbia, na disputa diante do América de Cali.

continua após a publicidade

Na melhor campanha do Atlético em sua história na Libertadores, quando foi vice-campeão, em 2005, o time rodou bastante. Além de repetir passagens por Colômbia (contra Independiente e América de Cali), também ‘conheceu‘ o Paraguai, nos confrontos diante do Libertad (fase de grupos) e Cerro Porteño (oitavas de final).

+ Confira também: Briga entre Prefeitura e Furacão já dura quatro anos

continua após a publicidade

A partir de 2006, o Atlético seguiu em excursão pela América do Sul, desta vez, por outra competição: a Sul-Americana. Naquele ano, o time teve sua melhor participação até aqui na disputa, chegando às semi-finais. Na ocasião, o Rubro-Negro estreou em solo argentino, diante do River Plate.

Depois de um período sem participações na Libertadores, o Atlético voltou a carimbar o passaporte na competição em 2017, após 11 anos. Na Libertadores do ano passado, além de voltar a visitar a Colômbia para encarar o Millonarios, o time também retornou ao Paraguai diante do Deportivo Capiatá, além da Argentina, para jogar contra o San Lorenzo. Além disso, o Furacão pôde finalmente ‘conhecer’ o Chile, visitando o Universidade Católica.

+ Já conferiu a nova tabela do Brasileirão? Se liga então!

Ainda que tenha passado um período longe da principal competição do continente, o Furacão continuou visitando os países vizinhos pela Sul-Americana. Além da estreia, em 2006, o Atlético participou da competição em 2007, 2008, 2009, 2011, 2015 e, na atual edição. Em 28 jogos pelo torneio, soma 12 vitórias, seis empates e 10 derrotas. Neste ano, já eliminou o Newell’s Old Boys, da Argentina, e o Peñarol, do Uruguai.

Contabilizando todas as disputas internacionais, o Furacão acumula 76 jogos, sendo 35 vitorias, 14 empates e 27 derrotas.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!