O Atlético é o campeão paranaense de 2018. Com a vitória sobre o Coritiba neste domingo (8), na Arena da Baixada, o Furacão coroou a ótima campanha que fez ao longo de todo o Estadual. Um time que entrou na competição para dar ‘cancha’ e rodagem à garotada do elenco, mas que, pouco a pouco, foi apresentando o melhor futebol entre os 12 participantes.

BAIXE O PÔSTER DO TIME DO ATLÉTICO CAMPEÃO PARANAENSE

O discurso no Rubro-Negro nos últimos anos era de que o Paranaense não valia para nada. Tanto que de 2013 para cá, um time alternativo sempre foi usado, para ‘preservar’ o elenco principal do desgaste da maratona de jogos. A única exceção neste período foi em 2016, justamente quando foi campeão. Desta vez, a estratégia deu certo. E muito certo.

Em nenhum momento a equipe comandada pelo técnico Tiago Nunes precisou recorrer aos ‘medalhões’ inscritos no Estadual. Apenas nas primeiras rodadas os goleiro Santos e Léo foram utilizados. Depois, a garotada, aliada ao zagueiro Emerson, os volantes Deivid e Pierre e o atacante Ederson, deu conta do recado, mesmo quando precisou trocar peças que iam ‘subindo’ para o grupo principal.

Nem mesmo a derrota por 1×0 para o Coxa no primeiro jogo da final tirou o brilho da conquista. Se não foi campeão invicto, o Atlético apresentou um futebol ofensivo, convincente e que dá opções ao elenco principal, do técnico Fernando Diniz.

Goleadas como o 7×1 sobre o Rio Branco e 5×0 sobre o Maringá, em plena semifinal da Taça Caio Júnior, apresentaram ao torcedor rubro-negro uma versatilidade da equipe, que lá atrás, ainda em janeiro, foi sendo construído, mesmo que em segundo plano. Até mesmo nas partidas mais difíceis o Furacão não foi tão pressionado.

A vitória na grande decisão, precisando reverter uma desvantagem, foi reflexo de tudo que o Rubro-Negro apresentou ao longo do Paranaense. Um título merecido para quem teve a melhor campanha, os melhores números e, principalmente, uma força de gente grande para provar que, pelo menos para esse grupo, o Estadual teve uma importância significativa.