Foi com emoção que o Atlético confirmou a vaga para a semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira(31), o Rubro-Negro bateu o Bahia nos pênaltis na Arena da Baixada e garantiu a vaga na próxima fase da competição continental. Como venceu a partida de ida por 1×0, o Furacão jogava por um empate, mas a vantagem não foi capaz de dar tranquilidade ao time, que acabou perdendo por 1×0 no tempo normal e teve que resolver a vaga nas cobranças.

continua após a publicidade

+ Veja: Confira como foi o jogo no lance a lance

Com um primeiro tempo movimentado e com boas chances para os donos da casa, foi no último minuto que em uma bobeira da defesa atleticana o Bahia aproveitou e abriu o placar.

O Furacão começou a partida buscando o jogo e logo no primeiro ataque Pablo arriscou de longe e a bola passou perto do goleiro Daniel. Aos 4, Léo respondeu e chegou com perigo, mostrando que os visitantes não dariam vida fácil ao Rubro-Negro. Aos 8 minutos, em cobrança de falta Pablo chutou forte, o goleiro do Bahia teve trabalho, mas conseguiu defender em dois tempos.

Os visitantes chegaram a marcar aos 16, mas não valia nada, já que o bandeira havia assinalado a falta antes mesmo da conclusão da jogada. A anulação fez com que os jogadores do Bahia partissem para cima do árbitro reclamando da decisão e Léo recebeu amarelo.

Por muito pouco Léo Pereira não abriu o placar. Em cobrança de falta de Raphael Veiga,  mandou uma bola rasteira na área e o zagueiro deixou passar. Aos 40, depois de um rápido contra-ataque, Pablo avançou pela direita e quando estava cara a cara com o goleiro, atrasou para o meio por onde vinha Marcelo Cirino, que se atrapalhou e não conseguiu concluir.

Quando parecia que a primeira etapa terminaria zerada, o Bahia soube aproveitar a oportunidade para marcar. Aos 47, Leo cobrou lateral na área, a bola desviou e Nílton passou para Douglas Grolli, que mandou para o fundo das redes.

Etapa Final

No segundo tempo, o Furacão voltou a campo determinado a resgatar a vantagem que tinha. Com ampla vantagem na posse de bola, faltava apenas uma conclusão efetiva para a equipe. Aos 21, depois de muito toque de bola, a bola sobrou para Marcelo Cirino, que ajeitou de cabeça para Pablo finalizar, mas o atacante isolou.

Na metade final da segunda etapa, o Rubro-Negro sentiu o peso de não conseguir “resolver” o jogo e passou a jogar com mais nervosismo, errando mais passes. Aos 31, Rony subiu em rápido contra-ataque e passou para Pablo, que recuou para Nikão, que chutou cruzado. A bola passou perto do gol de Douglas.

Mesmo tentando até o último segundo do tempo regulamentar empatar, o Furacão não conseguiu empatar e a decisão foi para os pênaltis.

Jonathan converteu o primeiro. Na sequência, Santos defendeu a cobrança do ex-atleticano Vinícius. Raphael Veiga também deixou o dele. O ex-Coxa Zé Rafael mandou o dele por cima, deixando o Furacão muito perto da vaga. Lucho converteu e Edigar Junio fez o primeiro do Bahia. Mas Pablo não decepcionou e decretou a ida do Rubro-Negro à semifinal.

O adversário do Furacão na semifinal será o Fluminense. O jogo de ida será na Arena da Baixada no dia 6 e a volta será no Maracanã no dia 27 de novembro.

FICHA TÉCNICA

COPA SUL-AMERICANA

QUARTAS DE FINAL – Jogo de volta

ATLÉTICO (4) 0X1 (1) BAHIA 

Atlético

Santos; Jonathan, Léo Pereira, Paulo André e Renan Lodi; Wellington (Bruno Guimarães), Lucho González e Raphael Veiga; Nikão (Bergson), Marcelo Cirino (Rony) e Pablo.

Bahia

Douglas; Nino Paraíba, Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Flávio, Elton (Gregore), Nilton, Élberí e Zé Rafael; Júnior Brumado (Edgar Junio).

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (BRA).
Árbitro: Diego Haro (PER).
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Coty Carrera (PER).
Árbitro de vídeo: Jesús Valenzuela (VEN).
Gols: Douglas Grolli, aos 47’ do 1ºT (BAH)
Cartões amarelos: Renan Lodi, Bruno Guimarães (CAP); Vinícius (banco), Léo, Élber (BAH)
Público: 21.877 pessoas
Renda: R$ 596.160,00

continua após a publicidade